18.4.10

O lixo nuclear tornou-se segredo de Estado na Eslováquia !!!


“O lixo e os detritos nucleares tornaram-se um segredo”, titula o SME ( jornal eslovaco), depois do Parlamento eslovaco ter votado, a 9 de Março, uma nova lei que classifica como “confidenciais” as informações sobre energia nuclear.

“As pessoas não terão a possibilidade de saber se um centro de armazenamento de detritos ou uma central estão em conformidade com as regras de segurança”, escreve o diário de Bratislava, manifestando a sua preocupação.


O SME ouviu os deputados da oposição, para quem uma tal dissimulação “contraria a Constituição e a legislação europeia”.


Os deputados da coligação governamental não deram nenhuma explicação àquilo que um politólogo qualifica como “violação dos direitos ambientais dos cidadãos”.

Todavia, afirma o jornal, brevemente deverá ter lugar o debate sobre a construção das terceira e quarta fases da central de Mochovce.

Outra hipótese que explica esta lei: o centro europeu de armazenamento de detritos nucleares, actualmente em fase de projecto, poderá vir a ser instalado na Eslováquia.


Fonte: aqui