2.2.10

Ciclo de cinema sobre a expansão do betão ( 4, 11, 18 e 25 de Fevereiro, na Casa da Horta, com visita ao Vale do Coronado no dia 28)

A especulação imobiliária, a dificuldade para ter ou manter uma habitação digna, a necessidade dos vizinhos e vizinhas em associarem-se para poderem defender os seus direitos, o direito de defender o uso social e comunitário dos espaços da cidade… serão alguns dos temas abordados neste ciclo de cinema da Casa da Horta.

Apareçam e tragam um/a amigo/a!



Dia 4 de Fevereiro – quinta-feira – 21h45

Episódio “Não nos farão sair”, da série televisiva “Verão Azul”, de Antonio Mercero


60 min, original castelhano, legendado em português

“Verano Azul” é uma série da televisão espanhola, produzida no início dos anos 80 e que foi também transmitida em Portugal.

Uma série que narra as aventuras e desventuras de um grupo de jovens, Tito, Bea, Desi, Piraña, Pancho, Javi, Quique, Julia e Chanquete, que se conhecem durante as férias de Verão na cidade de Nerja, em Málaga. A adolescência, a ecologia, a velhice, a morte, os valores éticos, as relações familiares, etc., são alguns dos temas que fazem parte desta série. Na época, em Espanha a série rompeu com os padrões de televisão, falando abertamente questões delicadas como o divórcio e como a especulação imobiliária, por exemplo.

E é o episódio que retracta a especulação imobiliária que vamos projectar na Casa da Horta, abrindo o ciclo “A expansão do betão”. No episódio, a canção “Del barco de Chanquete no nos moverán…” teve tanto impacto que ainda hoje em manifestações espanholas se grita ao som dessa melodia!!!




Dia 11 de Fevereiro – quinta-feira – 21h45

A Tornallom, de Enric Peris e Miguel Castro, 2006

48 minutos, original valencià, legendado em português

“A Tornallom” é um documentário sobre a luta da horta de La Punta (Valencia, Espanha).

A cidade de Valencia continua a crescer de maneira irracional. A ampliação do porto marítimo pretende eliminar outra zona agrícola: “La Punta”, onde os moradores organizam-se e lutam por permanecerem na sua terra e preservarem o seu modo de vida. Depois de 3 anos de assédio e desgaste, decidem convidar jovens de diferentes colectivos da cidade a viver em “La Punta”, okupando casas que entretanto ficaram vazias.

“A Tornallom”, que na linguagem da agricultura significa intercâmbio de trabalho sem dinheiro, narra a luta que “novos moradores” e “moradores de toda a vida” empreendem em comum na defesa da “la huerta de La Punta”.



Dia 18 de Fevereiro – quinta-feira – 21h30

A estratégia do caracol, de Sergio Cabrera


107 minutos, original colombiano, legendado inglês

“La estrategia del caracol”, filme de 1993, dirigido e produzido pelo realizador colombiano Sergio Cabre, é uma comédia-dramática e um relato de ficção sobre a liberdade e a solidariedade, uma metáfora do mobbing imobiliário, inspirada num acontecimento real. O filme aborda o fosso entre ricos e pobres em Bogotá e as suas interacções num sistema social altamente estratificado. Muitas pessoas vivem numa casa okupada, e depois de vários anos de uma vida sossegada, o proprietário da casa quer desalojá-los. Os moradores tentam tudo o que podem para evitar o desalojo, mas sem sucesso. Mas um deles pensa numa maneira de salvar, pelo menos, a dignidade de cada um deles…

Info:
http://www.imdb.com/title/tt0109747

http://www.youtube.com/watch?v=kjXMCo-h2vo&feature=related




Dia 25 de Fevereiro – quinta-feira – 21h30

Visionamento de pequeno vídeo sobre o Vale do Coronado

Apresentação da APVC (Associação para a Protecção do Vale do Coronado)


A APVC é uma associação ambientalista, activa na Vila do Coronado (Trofa, Grande Porto), sem fins lucrativos, que promove acções de Educação e Sensibilização Ambiental.

O Vale do Coronado é um belo e fértil vale agrícola às portas do Porto, repartido entre os concelhos da Maia e, sobretudo, Trofa. No entanto, apesar desses terrenos estarem originariamente protegidos pela Reserva Agrícola Nacional, a administração central decidiu localizar aí uma plataforma logística de 160 hectares, que, a concretizar-se (incluindo as estradas de acesso), betonizaria o vale, destruiria diversas propriedades agrícolas em plena laboração e o modo de vida e de sustento de numerosos agricultores.

Venham conhecer a luta pela qual se debateu esta associação em torno da protecção do vale.




Dia 28 de Fevereiro – domingo – 10h30

Visita ao Vale do Coronado






Casa da Horta, Associação Cultural e restaurante vegetariano

Rua de São Francisco, 12A4050-548 Porto

(Perto da Igreja de São Francisco e Mercado Ferreira Borges)


Tel: 222024123 / 965545519


Horário:
Terça a Sexta das 16h ás 24h
Sábados das 12h ás 24h
Encerrado: segundas, domingos e feriados