11.1.10

Estudantes dos ensinos básico e secundário convocam manifestação para 4 de Fevereiro e denunciam repressão aos seus direitos


Os estudantes do ensino básico e secundário denunciaram, esta segunda-feira a existência de um ambiente de repressão nas escolas e casos de alunos com processos no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) por se manifestarem.

A Associação de Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário (AEEBS) denunciou que os alunos são impedidos de realizar manifestações, tendo alguns sido constituídos arguidos.

«Temos uma série de exemplos de atropelo à realização de reuniões gerais de alunos que são um direito» dos estudantes, existindo ainda o caso de sete estudantes com processos no DIAP do Porto por se terem manifestado, algo que é «extremamente grave», disse à TSF a representante do distrito do Porto da AEEBS.

Delegação Nacional de Associações de Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário (DNAEEBS) vai convocar uma «manifestação nacional» no dia 04 de Fevereiro para exigir mais investimento no ensino e educação sexual para todos os alunos.
Fonte: TSF e imprensa geral