11.1.10

A Confiança Em Si, A Natureza e Outros Ensaios, de Ralph Waldo Emerson


Emerson (1803-1882) não é apenas o filósofo do optimismo do século XIX que fez Nietzsche referir a «sua alegria benévola e repleta de espírito que desarma a "seriedade"».

Emerson foi também um defensor do sentimento da natureza e o seu conceito de confiança em si deu à América uma nova identidade cultural. A sua visão do Homem e da natureza ainda hoje é de uma espantosa modernidade.
Ainda segundo Nietzsche, Emerson «não se dá conta em que medida é já antigo, e em que medida ainda será jovem no futuro (...)».

Este livro reúne alguns dos principais ensaios de Ralph Waldo Emerson, designadamente "A Confiança em Si", "A Natureza", "A Experiência" e "A Amizade". «Estava a ferver, a ferver, a ferver. Emerson levou-me ao ponto de ebulição.» (Walt Whitman)

Ralph Waldo Emerson (25 de maio de 1803, Boston - 27 de abril de 1882, Concord, Massachusetts) foi um famoso escritor, filósofo e poeta norte-americano


Associado ao transcendentalismo, este é, para Emerson, um esforço de introspecção metódica para se chegar além do "eu" superficial ao "eu" profundo, o espírito universal comum a toda a espécie humana