28.12.09

Por cada dia há mais 200 desempregados em Portugal

200 TRABALHADORES PERDERAM O EMPREGO EM CADA DIA DO MÊS DE NOVEMBRO
(comunicado da CGTP, Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses)

O desemprego continua a aumentar atingindo, neste momento, 523.680 trabalhadores. De acordo com os números divulgados pelo IEFP, cerca de 200 trabalhadores perderam, em média, por dia, o emprego durante o mês de Novembro.

Mais uma vez a destruição do emprego na indústria e a não renovação dos contratos de trabalho, decorrentes da elevada precariedade dos vínculos laborais, estão na origem deste flagelo que atinge um número cada vez maior de mulheres, homens e jovens trabalhadores.
Estes são dados oficiais que estão longe de corresponder ao número real de desempregados que, neste momento, rondam as 700 mil pessoas, metade das quais sem subsídio de desemprego.

Ao contrário do que o Governo e o Presidente do IEFP teimam em fazer crer, não estamos perante uma estagnação do desemprego, mas sim confrontados, no dia a dia, com o seu agravamento.

Se acrescentarmos ao problema do desemprego o recrudescimento dos salários em atraso e os processos oportunistas e, por vezes ilegais, do lay-off, protagonizados por várias entidades patronais, com o objectivo de diminuir os custos com o trabalho à custa das verbas da segurança social, da redução dos salários e do número de trabalhadores ao seu serviço, é evidente que se avolumam as preocupações quanto a um eventual agravamento do desemprego nos próximos meses.

Por outro lado, a situação descrita confirma a ineficácia das medidas repetidamente anunciadas pelo Governo contra o desemprego e exige uma outra política que responda aos problemas económicos e sociais do país.

Para a CGTP-IN é tempo do Governo fazer menos propaganda e apresentar verdadeiras soluções que vão ao encontro das necessidades dos trabalhadores e dos desempregados.

Tal facto implica a adopção de medidas urgentes que assegurem o alargamento das prestações sociais aos desempregados; a ruptura com o actual modelo de desenvolvimento; a garantia do emprego estável e com direitos, combatendo a precariedade que penaliza de forma particular os jovens trabalhadores; a resposta aos problemas estruturais do país, designadamente através da dinamização e modernização do tecido produtivo.

CGTP-IN
Lisboa, 23.12.2009