26.12.09

Novas armas, e as guerras em que Portugal participa, obrigam ao aumento de despesas militares em 2010

Apesar da crise financeira, orçamental e económica que atinge Portugal, o Orçamento do Estado português para o próximo ano (2010) prevê um aumento das despesas com as forças armadas protuguesas da ordem dos 100 milhões de euros, que vão somar aos 2200 milhões de euros gastos no ano de 2009!

Depois de salvar os bancos privados, o actual governo xuxialista procura garantir o apoio das forças militares ao seu serviço no próximo ano de 2010.

O aumento de verbas é justificado pelas melhorias das remunerações do pessoal militar, mas ainda pelos gastos necessários para a aquisição e manutenção de novos e mais sofisticados sistemas de armas usados nos submarinos, fragatas e viaturas blindadas, material esse que foi recentemente adquirido.


Quanto às missões no estrangeiro, expressão eufemística para referir as intervenções militares nas guerras em que Portugal está implicado, a respectiva rubrica prevê um aumento de 12 milhões de euros relativamente ao total de 70 milhões de euros que foram cativados para o ano anterior, o que totaliza o montante de 82 milhões de euros para as guerras em que o exército português está envolvido.