14.6.09

Quercus manifestou-se na Barragem de Belver contra o Plano Nacional de Barragens

Barragens ameaçam a biodiversidade não a promovem

A Quercus manifestou-se ontem com uma acção na Barragem de Belver contra o Plano Nacional de Barragens e a campanha publicitária da EDP

Ontem, dia 13 de Junho (Sábado), a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza esteve presente na Barragem de Belver, Abrantes, em protesto contra o anunciado Programa Nacional de Barragens e a campanha de comunicação recentemente lançada pela EDP.

A acção, com início às 8.00 horas, constou de uma ocupação pacífica da referida barragem, com afixação de faixas alusivas à temática e descida do paredão em rapel por activistas com mensagens de protesto.

Com esta iniciativa pretende-se chamar a atenção para os enormes impactes ambientais negativos que decorrerão do avanço do Programa Nacional de Barragens, aprovado pelo Governo, que colocará em perigo diversos valores naturais em consequência da construção das novas barragens.

Pretende-se igualmente protestar contra a recente campanha de comunicação lançada pela EDP, que erradamente associa a construção de barragens à protecção da biodiversidade, quando na verdade o que ocorre são impactes fortemente negativos e irreversíveis associados à construção destas infraestruturas.

Nesse sentido, a grande maioria das medidas de minimização tão sobejamente anunciadas, não passam disso mesmo, “minimização” e “compensação” dos impactos provocados, aliás medidas essas previstas e obrigatórias de acordo com a Declaração de Impacte Ambiental.