14.6.09

Manifestação em defesa do rio Tejo em Talavera de la reina ( 20 de Junho) sob o lema «Pelos nossos rios, pelo nosso futuro»


Sob o lema «Pelos nossos rios, pelo nosso futuro», a Plataforma de defesa do rio Tejo convocou uma grande Manifestação a realizar no dia 20 de Junho em Talavera de la reina. A acção conta com o apoio de ONG's e autarquias ribeirinhas. O objectivo é a mobilização dos cidadãos da bacia do Tejo em defesa de uma gestão razoável, sustentável, transparente e participativa da bacia hidrográfica do Tejo.

A Plataforma em Defesa dos Rios Tejo e Alberche constituiu-se em Setembro 2006 e está formada por grupos sociais, naturalistas e de moradores, organizações agrárias, desportivas, empresariais e de trabalhadores, para além de partidos políticos, de Talavera de la Reina e a sua região.
O objetivo da Plataforma desde a própria criação é o de defender os rios Tejo e Alberche e se opor a todos os transvases, incluindo o possível transvase de o Tejo médio. Com este fim as organizações da Plataforma acordaram seis pontos reivindicativos fundamentais e comuns.Sob o lema «Pelos nossos rios, pelo nosso futuro», a Plataforma convoca todos os coletivos ribeirinhos do Tajo e afluentes para realizarem uma grande manifestação no próximo 20 de Junho em Talavera de la Reina a 12 horas.
Com a dita manifestação queremos demonstrar o descontentamento da cidade, a sua região e toda a bacia do Tejo com a política hidrológica em Espanha (na que a nossa bacia é a grande prejudicada) e dar uma imagem de unidade da nossa bacia, semelhante à que estão a dar outras regiões espanholas que aproveitam os nossos recursos naturais para se desenvolverem

Os seis pontos reivindicativos fundamentais comuns da Plataforma:

1. Estabelecimento de caudais ecológicos reais diários, semanais e mensais, reflectidos no Plano Hidrológico do rio Tejo, em Aranjuez, Toledo, Talavera de la Reina e Puente del Arzobispo.Num prazo de 10 anos, o suficiente para pôr em funcionamento as instalações de dessalinização do Mediterrâneo, deverá desaparecer o transvase Tajo-Segura ou para outras bacias. Em nenhum caso a água transvazada nesse período será utilizada para a rega.
2. A proibição absoluta da venda, pelos regantes do Tejo, das suas dotações de irrigação a outras bacias hidrográficas.
3. Depuração terciária de água do Jarama e do Guadarrama, afluentes do Tejo médio.
4. Assegurar um caudal ecológico mínimo no rio Alberche, para além das atribuições da água de irrigação para o Canal Baixo do Alberche.
5. Absoluta recusa em realizar transvases a partir do Tejo médio, quer através de novos gasodutos ou vendendo água de outras bacias.6. Realização de ações para ajudar a restaurar o sistema fluvial natural e o seu ambiente.






Textos sobre o assunto:

Jornadas del Río Tajo 20 al 22 de abril de 2007 Talavera de la Reina, España

Battle of the Tagus: Citizens of Spain and Portugal unite to save their greatest river

20 de junio, con el Tajo en Talavera

El 20 J

El Estado Proxeneta

Los Señores del Tajo

Por una Nueva Cultura del Agua en el Tajo

25 años del Trasvase Tajo

Aranjuez y Abrantes, demasiados puntos en común

El Segura en alza

Entrambosríos

Los peces en el río

Trasvases, quién la tiene más grande

Trasvases

Vestidos de Santos

Artigos e documentação técnica

A gestão da bacia do Tejo

EL Tajo, río traicionado

La destrucción ambiental del río Tajo. Orígenes, procesos y consecuencias

La determinación de excedentes trasvasables

ETI Talavera

Situación del Río

Documentação da Plataforma

Alegaciones_ETI-Tajo_Plataforma-Colectivos

Carta a Barreda

Carta a Cospedal

Respuesta al Presidente de Castilla La Mancha

Carta a Ministra Narbona en respuesta a las concesiones