14.6.09

Q'Orianka Kilchner, a conhecida actriz que desempenhou o papel de Pocahontas, chegou ao Peru para solidarizar-se com os povos indígenas em luta




A conhecida actriz Q’orianka Kilchner, de 19 anos, com nacionalidade peruana-americana, e empenhada defensora da causa dos povos indígenas, chegou ao Peru para se solidarizar com os povos indígenas da Amazónia peruana, após ter tomado conhecimento do massacre de Bagua, onde foram assassinados pela polícia peruana mais de 34 indígenas e cerca de 200 ainda se encontram desparecidos, temendo-se que a polícia esteja a ocultar os cadáveres e os vestígios do massacre cometido às ordens do Presidente e do governo do Peru.


Q’Orianka chegou com uma fita de pano na boca onde se podia ler em inglês «Listen to the people» («Ouçam o povo»), mostrando interesse em deslocar-se a Bagua ( a 1.000 km a norte de Lima, capital do Peru). Na semana passada a actriz recebeu o Prémio Young Hollywood Green Award que dedicou a Alberto Pizarro, o líder do protesto indígena e que se encontra actualmente na Embaixada da Nicáragua, depois de ter pedido exílio político por motivo da perseguição de que é alvo no Peru.

A actriz pretende unir-se aos manifestantes que por todo o Peru contestam a chamada Lei da Selva que confere direitos de exploração mineira e petrolíferas às empresas multinacionais em prejuízo do meio ambiente e do habitat das populações locais.

Q'Orianka Waira Qoiana Kilcher (nascida em 11 de Fevereiro de 1990) é uma actriz e cantora americana, talvez mais conhecida pelo seu papel de Pocahontas no filme O Novo Mundo de 2005.
Kilcher nasceu Schweigmatt, Alemanha. O seu pai é um artista peruano de ascendência Quechua/Huachipaeri, e a sua mãe, Saskia Kilcher, uma activista dos direitos humanos de ascendência suíça, nasceu no Alaska e foi criada na Suíça. O avô de Kilcher era Ray 'Pirata' Genet, um famoso escalador.

Kilchner é conhecida pelo seu activismo, tendo participado na campanha da Amnesty International sobre os direitos das mulheres e dos povos indígenas, especificamente a Convenção Sobre a Eliminação de Todas as Formas de Descriminação Contra Mulheres e contaminação por petróleo da bacia do Rio Amazonas


PLEASE TAKE ACTION
Demand an immediate end of violence!
Email the President of the Congress of Peru Javier Velásquez-Quesquén:
Please send emails to Alan Garcia, in Spanish here.

Presidente Alan García
Despacho Presidencial
Jirón de la Unión S/N 1 cda
Lima 1, PERU
El mundo se preocupa por lo que ocurre en Perú y en nombre de los derechos humanos de los pueblos indigenas amazónicos peruanos, les solicito que detengan la violencia contra inocentes ciudadanos que están defendiendo sus territorios y sus vidas.
Por favor respete la vida de los peruanos, esto es un crimen de lesa humanidad que ustedes están promoviendo y en nombre de los tratados de derecho internacional que Perú ha firmado, le exijo que respete la vida de los indigenas amazónicos y suspenda el Estado de Emergencia.
Solicito respetuosamente que ordene el fin de los ataques policiales y que restituya el diálogo respetuoso y honesto con los pueblos indigenas amazónicos de Perú.Por la vida, por la paz, por la justicia.
Here is another model of letter of Global Response.
Please send copies of your letter to:

Yehude Simon Munaro, President of the Council of Ministers
(ysimon@pcm.gob.pe, Fax +51 1- 716- 87-35 )
Rafael Vásquez Rodríguez, President of Congress
(rvasquezr@congreso.gob.pe, Fax +51 1- 311- 77- 03 )
Public Ombudsman Office of Peru
(centrodeatencionvirtual@defensoria.gob.pe)
Peruvian Embassador in your country (for contact details - see http://www.embassiesabroad.com/embassies-of/Peru
UN Special Rapporteur on the Rights of Indigenous Peoples
(indigenous@ohchr.org)
UN Working Group on Enforced or Involuntary Disappearances
(wgeid@ohchr.org)
UN Special Rapporteur on the promotion and protection of the right to freedom expression
(freedex@ohchr.org)
United Nations Permanent Forum on Indigenous Issues
(indigenous_un@un.org)
IACHR Rapporteur on the Rights of Indigenous Peoples
(cidhoea@oas.org)
IACHR Rapporteur on the Right to Freedom of Expression
(
cidh-expresion@oas.org)








Reportagem de uma anterior viagem de Q'orianka Kilcher à selva norte do Peru, para constatar la contaminação por petróleo junto do río Corrientes, territorio de los indios achuar.




Q'Orianka Kilcher fala dos direitos dos povos indígenas no Fórum sobre a Globalização





Q'orianka Kilcher defende os povos nativos peruanos











ACTRIZ QORIANKA KILCHER declara o seu apoio às comunidades indígenas