25.6.09

Acção em defesa da Cana do Reino em Brasília e contra a especulação imobiliária, e a vergonhosa repressão policial sobre a população indefesa


A verdade que os media não contaram sobre a repressão da polícia brasileira sobre a população indefesa que defendia a Cana do Reino (Brasília-DF) das investidas dos especuladores imobiliários.
Aproximadamente mil pessoas do Movimento Pró-Moradia Ambiental interromperam a via Estrutural por volta de 20h30 de quarta-feira (3 de Junho). Formado por moradores de diversas cidades do DF, o movimento pretendia seguir em direcção à Colônia Agrícola Cana do Reino, que está a ser o alvo apetecido da especulação imobiliária. A polícia recorreu à repressão brutal, utilizando balas, um helicóptero e tropa de choque. O terreno da Cana do Reino é reivindicado pelo movimento para o assentamento das famílias

Acto em defesa da cana do reino
A criminalização do movimento social pelo governo do DF


Por conta da falta de uma política habitacional séria para a população de baixa renda no DF, cerca de mil pessoas marcharam durante a noite de quarta-feira (3 de Junho) em direção a Cana do Reino, área destinada para a criação de moradias para a população de baixa renda, mas que está na mira dos grandes especuladores, entre eles o vice-governador Paulo Octávio.


A forma como foi tratada a população ilustra o fascismo no DF, onde questão social é tratada como caso de polícia. O gás lacrimogêneo, as bombas de efeito (i)moral, além da água e os cavalos jogados contra a população deram o recado: em Brasília não há espaço para movimento social ir contra o projeto de especulação imobiliária. Esse foi o primeiro grande ato contra esse projeto e, justamente por isso, foi reprimido exemplarmente.



Os vídeos mostram, além da agressão indiscriminada, o papel vergonhoso dos meios de comunicação no DF, onde nunca um governo gastou tanto em propaganda em jornais e tv. É necessário entender que, na política de pão, propaganda e circo do Arruda, todos os grandes e médios meios de comunicação estão cooptados. Naquela vergonhosa noite, os repórteres filmaram exatamente as mesmas coisas que eu, no entanto, a edição deles ilustra bem a classe e os interesses que eles defendem.

Nunca tivemos ilusão quanto ao ex-violador de painel eletrônico, atual governador Arruda ou quanto ao cidadão mais rico, maior construtor e especulador, atual vice-governador Paulo Octávio.


Sabemos que só através da luta social, através da união de toda a população privada de seu direito inalienável à moradia, garantido na Constituição, seremos capazes de conseguir vitórias reais contra esse governo indigno.


A luta por uma vida mais digna, por paz com justiça social, educação, trabalho, cultura, comunicação e moradia vai continuar.


A população da Estrutural, Brazlândia e Planaltina mostraram mais de uma vez que “existe uma coisa mais poderosa que todos os exércitos do mundo, e isto é uma idéia cuja hora chegou”.


Divulgue este vídeo.

Existe democracia além do voto.