25.5.09

Surrealismo...Porquê? (Exposição e Conferências em Tomar comemorativas dos 60 anos da exposição do grupo surrealista de Lisboa)

O Núcleo de Arte Contemporânea do Museu Municipal João de Castilho em Tomar está a promover naquela cidade, mais propriamente na Casa dos Cubos, uma exposição temática sob o título de «Surrealismo…Porquê?» a fim de assinalar a passagem dos 60 anos da Exposição do Grupo Surrealista de Lisboa. A exposição estará patente até 13 de Setembro.

Entretanto, no próximo dia 28 de Maio dá-se início ao ciclo de conferências que complementa a Exposição “Surrealismo… Porquê? nos 60 anos da Exposição do Grupo Surrealista de Lisboa”. Tendo como pano de fundo a temática do Surrealismo, estas conferências contarão com a presença de vários especialistas que, uma quinta-feira por mês, abordarão variados aspectos deste movimento estético e literário.


Programa para o dia 28 de Maio:
18h00 – Um ponto no i do Surrealismo Rui-Mário Gonçalves
19h00 – Grupo Surrealista de Lisboa: a Liberdade pela consciência poética Adelaide Ginga Tchen
Exposição

DESCRIÇÃO SURREALISMO… PORQUÊ?
Nos 60 Anos da Exposição do Grupo Surrealista de Lisboa


Entre 19 e 31 de Janeiro de 1949, no último andar do n.º 25 da Travessa da Trindade – no mesmo local onde António Pedro e António Dacosta tinham tido atelier – o Grupo Surrealista de Lisboa apresentou a sua primeira e única exposição. Sete criadores e mais de cinquenta obras dividiram opiniões e agitaram a conservadora sociedade lisboeta.

O Museu Municipal João de Castilho, cujo Núcleo de Arte Contemporânea integra um significativo número de obras daqueles artistas, homenageia o Grupo e reforça a importância de Tomar na rota do Surrealismo português.

Balizada entre 1947 e 1952, esta apresentação revela a actividade inicial do Grupo, evoca a memória da sua única exposição e descobre as vicissitudes que motivaram os diferentes caminhos adoptados por cada um dos seus intervenientes.

Horário:
Segunda a Sexta, das 9h00 às 19h00
Sábado e Domingo, das 10h00 às 19h00

Marcação de visitas guiadas:

TELEFONE 249 329 814

FAX 249 329 811

E-MAIL
museologia@cm-tomar.pt