24.5.09

Visita à cidade de Lençóis ( Bahia) e ao projecto Grãos de Luz e do velho Griô de educação popular baseada na tradição oral de raiz afro-indígena


Lençóis é uma cidade brasileira, na Chapada Diamantina, em pleno sertão do estado da Bahia. A cidade de Lençóis surgiu em meados do século XIX com a descoberta de muitas jazidas de diamantes na região da cidade de Mucugê. O garimpeiro é típico local. A região transformou-se depois no maior centro do coronelismo e da jagunçada.

É nessa região que se desenvolve o projecto Grãos de Luz e Griô, projecto que mobiliza e sensibiliza as comunidades através do personagem Velho Griô, um educador aprendiz, alegre e afectivo, que canta e conta histórias da cultura lençoense, inspirado na tradição oral de raízes afro-indígenas.
A magia do Velho Griô e dos griôs da tradição oral local e seus rituais de vínculo e aprendizagem encantam e enriquecem a identidade e criatividade dos educadores, crianças, adolescentes e jovens, integrando ensino informal e ensino formal na Roda da Vida e das Idades

O modelo de acção pedagógica do Grãos de Luz e Griô é vivenciado e sistematizado por meio de quatro estratégias de acção integradas. Cada estratégia de acção é direccionada a determinados sectores sociais e idades, facilitando a criação de uma roda.

O encontro das rodas chama-se Roda da Vida e das Idades, que se inspira na qualidade multissectorial, intergeracional, dançante e solidária das rodas das capoeiras, dos candomblés, das manifestações culturais indígenas, das tradições orais do noroeste da África e outras manifestações e organizações de tradição oral do Brasil.

a.
Oficinas e cooperativas com crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.
b.
Caminhada do Velho Griô com griôs e grupos culturais nas escolas e comunidades.
c.
Integração da tradição oral no currículo de educação municipal, com educadores municipais e atores de todas as idades do sistema municipal de ensino.
d.
A Roda da Vida e das Idades, com todos os participantes, em diálogo com parceiros dos três setores sociais, conselhos municipais, estaduais e federais, universidades, projetos, programas e políticas do país e do mundo.

Quem é o Velho Griô, contador de histórias?

Primeiramente, o termo Griô é de origem francesa, Griot foi um termo cunhado por jovens africanos que foram para universidades francesas. Eles foram impulsionados pela preocupação em preservar os contadores de histórias, que carregam consigo a tradição oral. Na cultura dos povos africanos quando um Griot morre, é equivalente a um incêndio em uma biblioteca.

Os Griôs (palavra adaptada ao português), vêm de uma tradição secular, em que transmitem o conhecimento que adquiriram e que vão adquirindo durante a vida, sobre suas comunidades, podendo ser chamado de "patrimônio cultural imaterial" (tradições, costumes, práticas, técnicas, histórias dentre outros), transmitidos de geração para geração.

O Velho Griô surgiu de um desejo profundo de aprender com a tradição oral brasileira e africana, reverenciando-as e valorizando-as:
"- Surgiu da intuição de criar uma pedagogia que fosse coerente com a nossa cultura. O Velho Griô é um griô aprendiz como tantos outros que existem no Brasil. ", esclarece Lillian Pacheco
O Velho Griô canta e conta histórias. A palavra "Velho" remete à sabedoria e Griô refere-se ao personagem africano.

"A reação das crianças quando vêem o Velho Griô é de encanto e vontade de aprender. Elas se sentem valorizadas na sua linguagem e em sua forma de compreender o mundo. Elas amam compreender o ritual e ocupar seus lugares", diz Líllian.

Líllian ainda ressalta que, "quando as crianças conversam espontaneamente dizem:
- Eu conheço o Velho Griô, e a outra logo responde:
- Eu também conheço e sei contar as histórias dele.


Sobre a cidade de Lençóis ( no Brasil)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Len%C3%A7%C3%B3is

Pedagogia do Griô:
http://www.graosdeluzegrio.org.br/
http://www.sonhosebonecos.blogspot.com/





Entrevista com Lilian Pacheco, sobre a Pedagogia Griô




Clicar na imagem para ampliar e ler em detalhe