9.5.09

O movimento de pescadores e cidadãos contra as praias privadas organiza debates/reuniões em Lisboa (9/5) no Porto (16/5) e em Fanhais (na Nazaré)

Lisboa: Sábado, dia 9 de Maio, Centro Social da Mouraria, 16 horas
Porto: Sábado, 16 de Maio, Casa da Horta, 17 horas
Fanhais: (Nazaré): Sábado, Liga dos Amigos de Fanhais, 21 horas


Debate/Reunião aberta com a presença de representantes do Movimento de Pescadores e Cidadãos contra as Praias Privadas

O Mar é Nosso!
(inclui a passagem do filme Filme O Mar é Nosso! com a realização de Tiago Cravidão)

Sucessivas leis têm vindo a privatizar o espaço público. Tenta-se proibir a pesca nos parques naturais, depois nas zonas costeiras, agora também em rios. Estas e outras leis são formas de privatização da propriedade, formas de expulsar as populações aí residentes, tirando-lhes os meios de subsistência para vender aquilo que era de todos – primeiro é um parque natural, uma reserva, depois passa para a gestão privada. Projectos turísticos e de agricultura intensiva estão previstos em toda a costa de Portugal, uns vendidos para resorts à filha do José Eduardo dos Santos ou ao Sousa Sintra, outros para marinas privadas. Já vedaram as Pedras d’el Rei para campos de golfe; deram entrada projectos para fazer o mesmo em Odeceixe, na foz do Alcoa na Nazaré, na Polvoeira… Do Minho a Sagres, como mostra o cartaz divulgado pelos movimentos. Um movimento de pescadores e outros cidadãos de todo o País está a lutar contra estas leis. A eles juntaram-se milhares de pessoas em todo o País que defendem o mar livre, são contra praias privadas e querem ter na costa um meio de lazer público. É urgente que em Lisboa nos juntemos a esta campanha contra a privatização da terra que é de todos, do mar que é nosso. A Rubra junta-se a todos aqueles que de Norte a Sul dizem Mar Privado? Não, Obrigado!
Fomos à Costa Vicentina e à Nazaré ouvir dezenas de testemunhos locais e fizemos um filme que mostra quem aí vive, como vive e todos os negócios escuros por trás de uma proibição de ir à pesca. Segue-se um debate/reunião aberta com representantes dos movimentos de pescadores e de cidadãos contra a privatização das praias e da orla costeira para o qual convidamos todos os indivíduos, movimentos e organizações, onde se vai decidir formas de participação na manifestação de 24 de Maio e outras formas de luta que se queiram apresentar.

Organização
Colectivo Revista Rubra
revistarubra@gmail.com
Em breve site disponível:
www.revistarubra.org

Locais:
Grupo Desportivo da Mouraria
Travessa da Nazaré, nº 21 – Entre o Largo das Olarias e a Calçada do Monte
http://gaia.org.pt/