
APRESENTAÇÃO
«Um filme e cinco documentários: o ciclo revela lugares, pessoas, emoções, estratégias, actividades, ironias, estereótipos e as suas desconstruções, formas de viver, alternativas a uma visão única, linear, condescendente e monocromática de estar.
Cada sessão tem um distinto olhar cinematográfico que varia entre o lirismo alucinado do filme “Vengo”; a narrativa desconcertante do “Pretty Dyana” e o tom intimista e quotidiano do “Everyday Life” e do “Gypsy summer”; “When the road bends”, um road movie de bandas ciganas e, concluindo, o “T’an bahktale! ‘Good fortune to you’”, um documentário etnográfico denso e multivocal.»
PROGRAMA
5 de Maio de 2009
Filme: Vengo
Apresentação do ciclo: Micol Brazzabeni
Apresentação do filme: Paulo Raposo
Título: Vengo
Realizador: Tony Gatlif
Ano: 2000
País: França, Espanha
Duração: 95'
«Andaluzia. Duas famílias ciganas, a do Caco e a dos Caravacas, duas famílias rivais. O enredo da narração envolve-nos para além da história, quase linear na sua construção. Entre pequenas ruas e paisagens rurais, as personagens feitas de rostos, corpos, música, canto e dança expressam formas de sentir a dor, o amor, a vingança, o destino, deixando-nos, como elas, inebriados.»
12 de Maio de 2009
Filmes: Gypsy summer, Everyday life of Roma children from Block 71 e Pretty Dyana. A Gypsy recycling saga
Apresentação: Filipe Reis e José Mapril
Título: Gypsy summer
Realizadora: Kristina Nikolova
Ano: 2006
Nação: Bulgaria
Duração: 12'
«Durante o período estival, uma família rom da Bulgária vive num acampamento pouco distante da praia onde há 25 anos trabalha recolhendo o lixo deixado pelos turistas. O breve documentário ilustra uma forma de trabalho sazonal alternativo nas estâncias balneares do Mar Negro, que se ajusta às poucas possibilidades laborais que se encontram na cidade.»
Título: Pretty Dyana. A Gypsy recycling saga
Realizador: Boris Mitic
Ano: 2003
País: Sérvia, Montenegro
Duração: 45'
«Um olhar divertido e desconcertante sobre o quotidiano de algumas famílias rom, refugiadas na periferia de Belgrado, que nos apresentam uma inesperada maneira de ganhar a vida: transformar carros Citroën clássicos 2cv e Dyane em veículos reciclados, estilo Mad Max, para recolher e transportar papéis, garrafas, restos metálicos. Muito mais eficientes que outros tipos de transportes, estes “modernos cavalos” significam muito mais que uma simple oportunidade de trabalho...Mas a polícia nem sempre acha estes estranhos veículos divertidos...enjoy it.»
Título: Everyday life of Roma children from Block 71
Realizadora: Ivana Todorovic
Ano: 2006
País: Sérvia
Duração: 23'
«No acampamento de barracas, o Bloco 71 em Belgrado, vivem os Stankovic, uma família rom emigrada do sul da Sérvia.
O documentário narra, através da voz da realizadora e, sobretudo, das crianças, pequenos excertos de vida, escapando a tons piedosos e vitimizadores. A aprendizagem dos miúdos é aqui descrita como um conjunto de possibilidades, trabalhos quotidianos, desejos, vivências e regras sociais, cujos limites se misturam com a densidade do dia-à-dia.»
19 de Maio de 2009
Filme: When the road bends… Tales of a Gypsy caravan
Apresentação: Ruy Blanes
Título: When the road bends… Tales of a Gypsy caravan
Realizadora: Jasmine Dellal
Ano: 2006
País: Estados Unidos
Duração: 110'
«Quarenta músicos rom de quatro diferentes países juntam-se para partilhar uma viagem musical de seis semanas passando pela Macedónia, a Roménia, a Índia e a Espanha, visitando lugares e parentes até chegar aos Estados Unidos cenário de 18 concertos. Última realização de Jasmin Dellal, este documentário acompanha de forma entusiasta e intrigante os shows e os backstage da Gypsy Caravan mostrando-nos a variedade musical, cultural e social das personagens envolvidas.»
26 de Maio de 2009
Filme: T’an bahktale! “Good fortune to you”
Apresentação: Micol Brazzabeni
Título: T’an bahktale! “Good fortune to you”
Realizadora: Alaina Lemon
Ano: 1996
Nação: Rússia
Duração: 75'
«Filmado na Rússia Central pós-soviética em 1993, depois de dois anos de trabalho de terreno com familías rom, kalderash e lovari, este documentário etnográfico revela as percepções (positivas e negativas) acerca dos rom nos discursos populares, através de entrevistas com pessoas comuns, romani performers, bem sucedidos negociantes e comerciantes pobres rom, assim como metalúrgicos descrevem o que significa ser “rom”.»
http://www.cria.org.pt/