9.5.09

Ciclo de cinema «Gadjo é Gadjo, Cigano é Cigano» no Bacalhoeiro (de 5 a 26 de Maio)

De 5 a 26 de Maio de 2009 realiza-se na Associação Bacalhoeiro, em Lisboa, o Ciclo de Cinema "Gadjo é Gadjo, Cigano é Cigano", uma iniciativa com programação de Micol Brazzabeni (CRIA) e organizada com o apoio do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA). Em cada sessão serão projectados filmes por onde passam diferentes olhares sobre comunidades ciganas, com uma apresentação de Paulo Raposo (Departamento de Antropologia do ISCTE, CRIA), José Mapril (CRIA), Filipe Reis (Departamento de Antropologia do ISCTE, CRIA), Ruy Llera Blanes (ICS-UL) e Micol Brazzabeni (CRIA).

APRESENTAÇÃO

«Um filme e cinco documentários: o ciclo revela lugares, pessoas, emoções, estratégias, actividades, ironias, estereótipos e as suas desconstruções, formas de viver, alternativas a uma visão única, linear, condescendente e monocromática de estar.

Cada sessão tem um distinto olhar cinematográfico que varia entre o lirismo alucinado do filme “Vengo”; a narrativa desconcertante do “Pretty Dyana” e o tom intimista e quotidiano do “Everyday Life” e do “Gypsy summer”; “When the road bends”, um road movie de bandas ciganas e, concluindo, o “T’an bahktale! ‘Good fortune to you’”, um documentário etnográfico denso e multivocal.»

PROGRAMA

5 de Maio de 2009

Filme: Vengo
Apresentação do ciclo: Micol Brazzabeni
Apresentação do filme: Paulo Raposo

Título: Vengo
Realizador: Tony Gatlif
Ano: 2000
País: França, Espanha
Duração: 95'

«Andaluzia. Duas famílias ciganas, a do Caco e a dos Caravacas, duas famílias rivais. O enredo da narração envolve-nos para além da história, quase linear na sua construção. Entre pequenas ruas e paisagens rurais, as personagens feitas de rostos, corpos, música, canto e dança expressam formas de sentir a dor, o amor, a vingança, o destino, deixando-nos, como elas, inebriados.»

12 de Maio de 2009

Filmes: Gypsy summer, Everyday life of Roma children from Block 71 e Pretty Dyana. A Gypsy recycling saga
Apresentação: Filipe Reis e José Mapril

Título: Gypsy summer
Realizadora: Kristina Nikolova
Ano: 2006
Nação: Bulgaria
Duração: 12'

«Durante o período estival, uma família rom da Bulgária vive num acampamento pouco distante da praia onde há 25 anos trabalha recolhendo o lixo deixado pelos turistas. O breve documentário ilustra uma forma de trabalho sazonal alternativo nas estâncias balneares do Mar Negro, que se ajusta às poucas possibilidades laborais que se encontram na cidade.»

Título: Pretty Dyana. A Gypsy recycling saga
Realizador: Boris Mitic
Ano: 2003
País: Sérvia, Montenegro
Duração: 45'

«Um olhar divertido e desconcertante sobre o quotidiano de algumas famílias rom, refugiadas na periferia de Belgrado, que nos apresentam uma inesperada maneira de ganhar a vida: transformar carros Citroën clássicos 2cv e Dyane em veículos reciclados, estilo Mad Max, para recolher e transportar papéis, garrafas, restos metálicos. Muito mais eficientes que outros tipos de transportes, estes “modernos cavalos” significam muito mais que uma simple oportunidade de trabalho...Mas a polícia nem sempre acha estes estranhos veículos divertidos...enjoy it.»


Título: Everyday life of Roma children from Block 71
Realizadora: Ivana Todorovic
Ano: 2006
País: Sérvia
Duração: 23'

«No acampamento de barracas, o Bloco 71 em Belgrado, vivem os Stankovic, uma família rom emigrada do sul da Sérvia.
O documentário narra, através da voz da realizadora e, sobretudo, das crianças, pequenos excertos de vida, escapando a tons piedosos e vitimizadores. A aprendizagem dos miúdos é aqui descrita como um conjunto de possibilidades, trabalhos quotidianos, desejos, vivências e regras sociais, cujos limites se misturam com a densidade do dia-à-dia.»

19 de Maio de 2009

Filme: When the road bends… Tales of a Gypsy caravan
Apresentação: Ruy Blanes

Título: When the road bends… Tales of a Gypsy caravan
Realizadora: Jasmine Dellal
Ano: 2006
País: Estados Unidos
Duração: 110'

«Quarenta músicos rom de quatro diferentes países juntam-se para partilhar uma viagem musical de seis semanas passando pela Macedónia, a Roménia, a Índia e a Espanha, visitando lugares e parentes até chegar aos Estados Unidos cenário de 18 concertos. Última realização de Jasmin Dellal, este documentário acompanha de forma entusiasta e intrigante os shows e os backstage da Gypsy Caravan mostrando-nos a variedade musical, cultural e social das personagens envolvidas.»

26 de Maio de 2009

Filme: T’an bahktale! “Good fortune to you”
Apresentação: Micol Brazzabeni

Título: T’an bahktale! “Good fortune to you”
Realizadora: Alaina Lemon
Ano: 1996
Nação: Rússia
Duração: 75'

«Filmado na Rússia Central pós-soviética em 1993, depois de dois anos de trabalho de terreno com familías rom, kalderash e lovari, este documentário etnográfico revela as percepções (positivas e negativas) acerca dos rom nos discursos populares, através de entrevistas com pessoas comuns, romani performers, bem sucedidos negociantes e comerciantes pobres rom, assim como metalúrgicos descrevem o que significa ser “rom”.»


http://www.cria.org.pt/