9.4.09

Vídeos de conferências com Christian Vélot, especialista em genética molecular, que esteve em Lisboa para falar dos riscos dos transgénicos

A realidade dos OGMs (LA RÉALITÉ DES OGM)
Gravado em 6 Fevereiro 2009, em Dijon, França
A conferência de Christian Velot sobre os OGM.





Na passada semana, Christian Vélot, especialista en genética molecular, esteve em Lisboa onde participou na Conferência Internacional "The media & the environment: between complexity and urgency" realizada na Gukbenkian , tendo ainda proferido uma conferência sobre «Transgénicos: entre a liberdade científica e as opções de consumo» promovido pelo Socius, Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, do Instituto das Ciências Sociais, sedeado no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de lisboa, e dentro do ciclo de conferências acerca das Tecnociências, risco e responsabilidade.

Christian Vélot é Doutorado em Biologia, "Maître de Conférences" em genética molecular na Universidade de Paris-Sul e dirige uma equipa de investigação no Instituto de Genética e Microbiologia do Centro Científico de Orsay. Paralelamente mantém uma intensa actividade cívica na área da biossegurança, o que conduziu a sucessivos embates com a sua hierarquia profissional ao ponto de ser convidado a abandonar o emprego. Enquanto "whistleblower" (lançador de alerta) Christian Vélot tem denunciado os riscos associados à engenharia genética alimentar, nomeadamente em termos da incerteza associada, falta de investigação credível e deficiente acesso do público. É autor do livro "OGM: Tout s'explique."

Nessa conferência foi possível questões e interagir com o orador. Temas tratados foram, por exemplo, a falta de liberdade para investigar os riscos dos alimentos transgénicos, a incapacidade intrínseca do sistema europeu de aprovações, a toxicidade já demonstrada, e ainda também as razões pelas quais a fome no mundo vai aumentar - e não diminuir - com as culturas transgénicas. (questão interessate é a de saber como os Estados Unidos, sendo o país que cultiva mais de metade dos transgénicos produzidos no mundo, não devia já ter melhorado a sorte dos 30 milhões de americanos que passam fome diariamente?).

LES OGM - CHRISTIAN VÉLOT PART 1