9.4.09

Tribunais políticos durante a ditadura e o Estado Novo (excelente obra de pesquisa coordenada por Fernando Rosas sobre «a ignomínia vestida de toga»)


Entre 1926 e 1974, existiram e funcionaram ininterruptamente tribunais criados para julgar o que a Ditadura Militar e o Estado Novo consideraram «crimes políticos e sociais» ou «crimes contra a segurança do Estado». Esta obra explica-nos a acção destes tribunais que puniam as actividades políticas, sindicais, militares, culturais, associativas, reivindicativas, de opinião ou outras que as autoridades em geral e a polícia política em especial consideravam atentatórias da ordem estabelecida.

Inclui anexos com as listas de réus políticos, juízes, advogados, presos políticos processados pelo Tribunal Militar Especial e presos julgados nos tribunais plenários.


«Tribunais Políticos - Tribunais Militares Especiais e Tribunais Plenários durante a Ditadura e o Estado Novo» é uma obra que resulta de um trabalho de investigação de Irene Flunser Pimentel, João Madeira, Luís Farinha e Maria Inácia Rezola, com coordenação de Fernando Rosas. Edição Temas e Debates/Círculo de Leitores.


Já alguém
aqui escreveu a propósito deste livro:
«(...) obra de académicos que documentam até à exaustão e à perplexidade a ignomínia vestida de toga que perseguia e punia a diferença, desde a grossa à comezinha»