16.4.09

3ª Caminhada pelo Rio Tinto (19 de Abril, às 10h. na praceta do parque nascente)



O Movimento em Defesa do Rio Tinto foi constituído em Abril de 2006, com o objectivo de contribuir para a requalificação desse bem natural tão importante para nós como é o rio Tinto, numa atitude de intervenção cívica que julgamos ser fundamental manter.

O que se pretende é devolver ao rio Tinto a imagem que já teve e de que, seguramente, as gerações um pouco mais distantes ainda recordam com saudade: um rio de águas transparentes, com peixes, onde se podia tomar banho e com as margens limpas e convidativas para momentos de agradável lazer.

Temos consciência, entretanto, de que a requalificação do rio e suas margens, não depende da vontade e dos esforços de um pequeno grupo de cidadãos.

Quem detém o poder de agir, de aceder a financiamentos, de elaborar planos de intervenção, é que poderá dar os passos decisivos. Mas, uma forte corrente de opinião, que, de algum modo, possa influenciar essa acção das entidades competentes, será certamente indispensável, para que a questão não se esqueça, para que a inacção não se instale.

Por tudo isso, participar na 3ª Caminhada em Defesa do Rio Tinto, será mais uma afirmação da nossa exigência em vermos serem accionados processos irreversíveis no sentido da despoluição do rio e revalorização das suas margens. Quantos mais formos, mais voz teremos


A 3ª Caminhada servirá para reclamar medidas concretas, que:
- concluam a rede de esgotos, torne eficazes os sistemas de tratamento e garantam a reabilitação do rio, valorizem a memória, o património e a sua história;
- reconheçam aos cidadãos, (que não são um obstáculo) o direito fundamental de se pronunciarem em qualquer altura sobre os processos, cujas decisões, devem assentar em trabalho técnico sério e indiscutivelmente reconhecido;
- confiram um uso racional do território, para que seja plena e livremente adoptado pelos cidadãos como um bem público, cujos custos, ao serem suportados por todos,a todos tragam benefícios.


http://moveriotinto.blogspot.com/
http://moveriotinto.no.sapo.pt/


No dia 17 de Abril haverá actividades sobre o tema, a «Água, um bem que urge preservar»
na Escola E.B. 2.3 de Rio Tinto

Convidados:
AdDP (Projecto Mil Escolas) - Dr. João Roseira
Projecto Rios - Engº Pedro Teiga (a confirmar)
Movimento em Defesa do Rio Tinto
Avert - Dra. Aurora Vieira

Programa do dia 17 de Abril:

21h15 - Recepção
21h30 - Abertura (prof. Francisco Moreira e alunos do 6D)
21h35 - Dra. Aurora Vieira (Avert)
21h45 - Dr. João Roseira (AdDP e Projecto Mil Escolas)
22h00 - Alunos 6D e prof. Serafim Faria (Demonstração de Educação Física)
22h20 - MoveRio Tinto
22h35 - Engº Pedro Teiga (Projecto Rios)
22h50 - Alunos 6D (apresentação das actividades de AP)
23h00 - Alunos 6D (Momento Musical)
23h15 - Encerramento


2ª Caminhada pelo Rio Tinto em 2008




1ª Caminhada pelo rio Tinto ( em 2007)