26.3.09

Precariedade - ciclo de cinema em Coimbra ( na Casa da Esquina, entre 26/3 a 23/4)

http://coimbrasemprecariedade.blogspot.com/

Ciclo de cinema/documentários e debate sobre a Precariedade nas suas diversas vertentes que afectam o nosso quotidiano decorre todas as quintas-feiras entre 26 de Março e 23 de Abril, na «Casa da Esquina» sempre às 21h30 e com entrada livre.


http://nacasadaesquina.blogspot.com/

Casa da Esquina
Rua Aires de Campos nº 6
3000-014 Coimbra

Já hoje à noite (dia 26 de Março) passará o filme «Pão e Rosas», realizado por Ken Loach,
No dia 3 de Abril passará o filme de Niki Caro «Terra Fria»


Após os filmes/documentários haverá espaço a conversas sobre a temática da precariedade e também algumas performances perspectivando já futuras acções de rua para divulgação e mobilização do MayDay 2009!!!

O que é a Parada MayDay?

O MayDay é uma parada/manifestação de precári@s, que vem marcando o 1º de Maio em várias cidades por esse mundo fora, desde a sua estreia em 2001, em Milão.Há dois anos (em 2007), a iniciativa MayDay chegou a Lisboa, juntando algumas centenas de pessoas contra a precariedade no trabalho e na vida; no ano passado, a Parada MayDay juntou mais de um milhar de pessoas em Lisboa.Este ano, o MayDay já começou e alargou-se ainda ao Porto também.

Sempre com uma organização aberta a tod@s, que vai fazendo assembleias, acções públicas, festas, etc.Na parada MayDay cabemos tod@s: mais nov@s e mais velh@s, operadores de call-center, "caixas" de supermercado, cientistas a bolsa, intermitentes, desempregad@s, estagiári@s, contratad@s a prazo, estudantes que vivem ou pressentem a precariedade,…

A 1 de Maio juntamo-nos contra a exploração, contra o emagrecimento dos apoios sociais e à habitação, desafiando o cinzentismo e continuando o percurso de mobilização e visibilidade. Contamos contigo?

No dia 1 de Maio vamos para a rua. Porque esta não foi apenas feita para albergar sedes de empresas, escritórios, restaurantes de comida rápida e outros locais onde decorre todo um estado de excepção laboral, onde a exploração, o abuso, a instabilidade e a ilegalidade se tornaram lei.


No 1º de Maio queremos transformar a rua num espaço em que desfila a alegria da recusa de uma vida aos bocados.



Pão e Rosas (Bread and Roses) é um filme realizado por Ken Loach em 2000, protagonizado por Adrien Brody. Este conta a história da luta de trabalhadores/as de limpeza imigrantes em Los Angeles por melhores condições de trabalho, salários e pelo direito a se sindicalizarem. Inspira-se na campanha realizada por um sindicato norte-americano intitulada Justice for Janitors.

O nome do filme baseia-se no título dum poema escrito por James Oppenheim em 1910, tendo-se popularizado como slogan de uma greve do sector têxtil em 1912 em Lawrence, Massachusetts, que envolveu dezenas de comunidades imigrantes, maioritariamente mulheres.