15.3.09

O dinheiro e/ou a Felicidade (tema geral da comunidade de leitores a decorrer na Culturgest)

LEITURAS às 4ªFEIRAS: 28 DE JANEIRO, 11 E 25 DE FEVEREIRO, 4, 18 E 25 DE MARÇO DE 2009 pelas 18h30 na Sala 4 no edifício da Culturgest em Lisboa
Entrada Gratuita

Comunidade de Leitores

O Dinheiro e/ou a Felicidade?
Por Helena Vasconcelos


Nesta época ‘de crise’, como convivemos com o dinheiro (ou com a sua falta)? Estarão o dinheiro e a felicidade estreitamente ligados? Anthony Trollope, no século XIX, inspirou-se em escândalos financeiros para contar, em The Way We Live Now (1875), várias histórias – entre elas a de Lady Carbury, que recorre à escrita para sobreviver e manter a sua ‘reputação’ – que ilustram a corrupção económica, moral, política e intelectual, do seu tempo. Durante os séculos XVIII e XIX, esta questão foi alvo de escrutínio por parte de pensadores e analistas económicos.

Em Candide (1759), Voltaire remete a felicidade, enigmaticamente, para a forma como “cultivamos o nosso próprio jardim” e critica asperamente o consumismo desregrado. Do século XVIII para o XIX, o dinheiro – heranças, investimentos, especulações – foi o centro das atenções como nos mostra William Thackeray em Barry Lyndon (1844) e Vanity Fair (1848), dois romances que satirizam uma sociedade dependente do ‘vil metal’, recuperando a tradição picaresca de Henry Fielding (Tom Jones, 1749).

Nesta Comunidade, começaremos por Alain de Botton e a sua análise do conceito de status contemporâneo, cuja fragilidade se revelou no crash económico recente. Com Amis, revisitaremos um clássico que ilustra os excessos dos anos 1980 e, com Fitzgerald, mergulharemos na plena nostalgia de um breve tempo de abundância. Henry James mostra-nos o lado sombrio do dinheiro e o seu poder manipulador, o que acontece, também, na recordação de Duras, condenada a uma pobreza abjecta na remota Indochina. Para terminar, Jane Austen revela a sua atitude em relação ao dinheiro no seu romance mais inquietante. Através destas leituras discutiremos o lugar dos bens materiais na vida dos seres humanos que, afinal, parecem não ter mudado muito, ao longo dos tempos.


28 de Janeiro
Status. Ansiedade
Alain de Botton, Ed. Dom Quixote

11 de Fevereiro
Money
Martin Amis , Ed. Teorema

25 de Fevereiro
O Último Magnate
Scott Fitzgerald, Ed. Relógio D’Água

4 de Março
Washington Square
Henry James, Ed. Europa-América, Ed. Estampa como “A Herdeira”

18 de Março
Uma Barragem Contra o Pacífico
Marguerite Duras, Ed. Difel

25 de Março
O Parque de Mansfield
Jane Austen, Ed. Europa-América


Fundação Caixa Geral de Depósitos - Culturgest
Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos
Rua Arco do Cego, Piso 1
1000-300 Lisboa

E-MAIL
culturgest@cgd.pt

TELEFONE
21 790 51 55
FAX
21 848 39 03