21.2.09

Unicepe, cooperativa livreira de estudantes do Porto, e um dos locais históricos da resistência anti-fascista

A Unicepe já tem um blogue próprio para dar conta das novidades e das suas iniciativas. Há 45 anos, a livraria Unicepe, Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto, foi constituída em 1963, sem fins lucrativos, conseguindo ao longo do tempo, atingir alguns dos seus objectivos. Outros permanecem, outros surgirão. Um dos propósitos da sua génese - manter a Unicepe como um LUGAR DE AFECTOS. Nela podem encontrar-se não só livros, como também discos, revistas; há um espaço para exposições.

Praça Carlos Alberto, 128-A
4050-159 Porto
Telefone: 222 056 660
http://www.unicepe.com/
unicepe@net.novis.pt
http://www.unicepe.blogspot.com/


Acerca da Unicepe - O Lugar
(texto de Natália Reis, retirado do blogue da Unicepe,
aqui)

Sabe-se que o silêncio é uma das mais pungentes armas de comunicação. Que do mais acérrimo secretismo, surgem, por vezes, palavras imbuídas do inefável. Sabe-se que as mais intensas sensações são indizíveis. Mas não será, contudo, de excluir a tentativa de expressar-me acerca de algumas, na presença das quais se tem vergado o meu espírito.

Tenho, ao longo dos meus dias, coleccionado frases que me inchem do que de arrebatador delas transpira, folheado livros que espero que se ergam, muito além do que possam alcançar as minhas mãos. Tenho trocado palavras com pessoas a quem posso, por momentos, decifrar o íntimo, atravessando-lhes a crosta, ouvindo o que releva de tudo o que acompanha o que me é dito. E o que o não é.

Em palavras simples, digo, então, porque me é tão necessário integrar esta família: gosto de subir a escadaria, de ouvir os passos na pedra. De entrar com uma saudação de ambas as partes. De ver o que de novo surge num lugar que não era o seu, na visita precedente. Dos sorrisos que se trocam. Do contacto entre as vozes. Do silêncio que transcende o burburinho. E do cheiro, da presença, daquela luminosidade oculta que ganham os sítios que tomamos para nós como uma casa.

Conhecem a sensação?

Natália Reis




Noites de poesia e música

Todas as quartas Quartas-feiras de cada mês, das 21h30 às 23h, lembraremos um dos nossos sempre tão esquecidos poetas, com acompanhamento musical de um dos associados da Cooperativa, e a participação de todos os interessados

Plano para 2009

Janeiro, dia 28 - Miguel Torga - Carlos Andrade
Fevereiro, dia 25 - Sebastião da Gama - Carlos Cunha
Março, dia 25 - Natália Correia - Tino Flores
Abril, dia 22 - Luís Veiga Leitão - José Ramalho
Maio, dia 27 - Agostinho da Silva - João Teixeira
Junho, dia 24 - Jorge de Sena - Agostinho da Silva
Julho, dia 22 - Sofia de Melo Breyner - Jorge e Nuno Gomes da Silva
Setembro, dia 23 - Antero de Quental - Ana Ribeiro
Outubro, dia 21 - Florbela Espanca - Francisco Carvalho
Novembro, dia 25 - Bocage - Fernando Ribeiro