7.2.09

Hoje há manifestação e festa reivindicativa contra a refinaria de Balboa em Santa Olalla del Cala

Plataformas ambientais das regiões espanholas da Extremadura e da Andaluzia, e ainda a Quercus portuguesa, realizam hoje, Sábado, dia 7 de Fevereiro, uma manifestação contra a polémica refinaria Balboa, proposta para a região de Badajoz, e o necessário oleoduto.

Responsáveis do protesto explicaram que a manifestação na localidade de Santa Olalla del Cala (onde se prevê a construção da refinaria) conta com o apoio das plataformas "Sereno" de Sevilha, "Oleoducto NO" de Huelva, e "Refinaria NO" da Extremadura.

Leonardo Clemente explicou que o protesto visa consciencializar as pessoas da região para os impactos ambientais do projecto industrial, que classificou como "obsoleto e caduco".

Os activistas contestam igualmente o que dizem ser a postura contraditória do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) - que governa as duas regiões espanholas - por promover o combate às alterações climáticas e, ao mesmo tempo, "apostar num projecto contaminante".

Plataformas ambientais portuguesas e espanholas têm promovido várias acções nos últimos meses contra o polémico projecto.

Representantes das plataformas espanholas deverão deslocar-se na próxima quarta-feira a Bruxelas, para expor perante o Comité de Petições do Parlamento Europeu, os seus argumentos contra o projecto.

A refinaria Balboa está projectada para o município de Santos de Maimona, província de Badajoz (Extremadura), a cerca de cem quilómetros da fronteira com Portugal.

O projecto, que inclui a análise do impacto transfronteiriço envolvido, está em consulta pública em Portugal até 24 de Fevereiro, no âmbito da Avaliação de Impactes Ambientais.

A construção do equipamento tem suscitado críticas dos dois lados da fronteira, nomeadamente de ambientalistas portugueses e espanhóis, assim como de autarcas e empresários alentejanos.

Os receios são que a refinaria prejudique o ambiente e a saúde pública de um lado e de outro da fronteira, sobretudo com a contaminação do ar e da bacia hidrográfica do rio Guadiana e da albufeira de Alqueva, para onde estão previstos projectos turísticos em concelhos do Alentejo.
PROGRAMA PARA HOJE

FIESTA REIVINDICATIVA SANTA OLALLA DEL CALA (HUELVA)

12:00 h Reunión de trabajo de Plataforma Sevilla Refinería No, Plataforma Provincial de Huelva Oleoducto No y Plataforma Ciudadana Refinería No.

12:30 h Talleres de artesanía, música, animación infantil, exposición de pinturas, puestos informativos, etc. LUGAR: Explanada del mercadillo, Santa Olalla.

14:30 h Comida convivencia. Ermita de Santa Eulalia. Merendero con zona de barbacoa.

17:00 h Inicio de la MANIFESTACIÓN desde la Ermita de Santa Eulalia hasta la Plaza de la Constitución, con la participación de una Batukada y espectáculos