7.2.09

Declaração da Assembleia pela Justiça Climática no Fórum Social Mundial de 2009 em Belém do Pará


Durante o Fórum Social Mundial em Belém do Pará no Brasil, que decorreu até ao passado dia 1 de Fevereiro de 2009, foi lançada uma Declaração da Assembleia pela Justiça Climática


JUSTICIA CLIMATICA JÁ!

Não às ilusões neoliberais, Sim às soluções dos povos!

Por séculos, o produtivismo e o capitalismo industrial destruiram as nossas culturas, explorando a nossa mão de obra e envenenando o nosso meio ambiente.

Agora, com a crise climática, a Terra está dando um basta!

Mais uma vez, as pessoas que criaram o problema dizem-nos que também tem soluções: o comércio de emissões de CO2, o chamado "carbono limpo", mais energia nuclear, agrocombustíveis, incluindo um "novo pacto verde". Mas estas não são soluções reais, mais sim ilusões neoliberais. É hora de nos movermos para além destas ilusões.

Soluções reais para a crise climática vêm sendo construídas por aqueles/as que sempre protegeram a Terra e que lutam diariamente para defender o meio ambiente e suas condições de vida. Temos que globalizar estas soluções.

Para nós, as lutas por justiça climática e por justiça social são uma só. São lutas pelo território, pela terra, bosques, água, pela reforma agrária e urbana, pela soberania alimentar e energética, assim como pelos direitos das mulheres e dos/as trabalhadores/as. As lutas por igualdade e por justiça aos povos indígenas, aos povos do Sul, as lutas por distribuição de riqueza e pelo reconhecimento da dívida ecológica e histórica dos países do Norte.

Frente aos interesses desumanos e impulsionados pelo mercado da elite global e do modelo dominante de desenvolvimento baseado no crescimento e consumo intermináveis, o movimento por justiça climática clamará pelos bens comuns e colocará as realidades sociais e económicas no coração de nossa luta contra as mudanças climáticas.

Chamamos todas e todos, trabalhadores, camponeses, pescadores,
estudantes, jovens, mulheres, povos indígenas, assim como toda a humanidade consciente do Sul e do Norte a unirem-se a esta luta comum para construir soluções reais à crise climática, pelo futuro do nosso planeta, das nossas sociedades e das nossas culturas. Estamos construindo juntos um movimento pela justiça climática.


Apoiamos as mobilizações contra a Cúpula do G20 e sobre a crise global que ocorrerá de 28 de Março à 4 de Abril, e a mobilização da Via Campesina dia 17 de Abril.

Apoiamos o chamado para o Dia de Acção Internacional em Defesa da Mãe Terra e dos Direitos dos Povos Indígenas, no dia 12 de Outubro.

Convidamos a todos e todas a nos mobilizar e organizar acções diversas em todas as partes do mundo, em preparação até, durante e depois da Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU, em Copenhague, especialmente durante o Dia de Acção Global no dia 12 de Dezembro de 2009.


Em todo nosso trabalho, vamos desmascarar as falsas soluções, levantaremos as vozes do Sul, defenderemos os Direitos Humanos e fortaleceremos a nossa solidariedade na luta pela justiça climática. Se tomarmos decisões acertadas, poderemos construir um mundo melhor para todas e todos.