9.1.09

Sementeira de Carvalhos na Serra de Montejunto numa organização do FAPAS, aberta a todos os interessados em participar ( dia 11 de janeiro)


SEMENTEIRA de CARVALHOS-Cerquinhos na SERRA de MONTEJUNTO
Domingo, 11 de Janeiro 2009, 10h15-17h30


Deslocação em comboio de Lisboa até Castanheira de Ribatejo, e depois em autocarro da CM de Alenquer até Montejunto.

Inclui visita à Fábrica do Gelo (sec.XVIII) em Montejunto.

Grau de dificuldade: fácil (acessível a crianças a partir de 4 anos).

Para se inscrever na actividade:
Envie uma mensagem para
fapaslisboa@kanguru.pt , deixando o seu nome e contacto (email e telemóvel), indicando qual o ponto de encontro, o meio de transporte utilizado e o número de pessoas.
Participação: pode participar na actividade utilizando os transportes públicos com o FAPAS, ou com a sua viatura. Se tem acesso a transportes públicos, desaconselhamos a utilização da viatura, para evitar a emissão de gases com efeito de estufa. Entre Castanheira de Ribatejo e Montejunto o percurso é feito em autocarro da Camara Municipal de Alenquer.

Descrição da Actividade:
1. Deslocação em comboio entre Lisboa (Santa Apolónia) e Castanheira do Ribatejo (linha da Azambuja).
2. Deslocação em autocarro da CM de Alenquer entre Castanheira e a serra de Montejunto. Visita à Fábrica do Gelo em Montejunto (estrutura do Sec.XVIII). Merenda na Serra.
3. Sementeira de bolotas de carvalho-cerquinho: consiste na colocação de sementes directamente na terra, geralmente em grupos de cinco a dez em pequenos buracos abertos com enxada ou um sacho de jardinagem. Cada participante terá oportunidade de semear 100 a 500 bolotas.
4. Regresso em autocarro a Castanheira. Regresso a Lisboa (Santa Apolónia) de comboio.

Local: Serra de Montejunto (entre Cadaval e Alenquer)
Itinerário: Lisboa - Castanheira do Ribatejo - Abrigada (Alenquer) - Montejunto, regresso pelo mesmo percurso.
Transporte: De comboio entre Lisboa e Castanheira, em autocarro cedido pela CM Alenquer entre Castanheira e Montejunto.

Custo do transporte
Bilhete de comboio Lisboa (Santa Apolónia) - Castanheira do Ribatejo: 1,80 euros (só ida), 3,60 (ida e volta).
Crianças até 4 anos não pagam bilhete. Crianças entre 5 e 12 anos, e Reformados pagam meio bilhete.
Bilhetes inteiros comprados em grupo têm 10% de desconto (3,24 euros ida e volta).

Autocarro: cedido pela CM de Alenquer, mas temos que pagar as horas do motorista, por isso vamos cobrar 50 cêntimos (ida e volta) por cada participante adulto. Este valor pode ser descontado na compra de qualquer material do FAPAS (revista Tribuna da Natureza, Guias de Fauna e Flora, sacos de Pano), ou no pagamento da quota de quem se fizer sócio do FAPAS.

Horário e Pontos de Encontro:
1 - em Lisboa - às 10h15 no átrio da estação de Santa Apolónia (o comboio parte às 10h38). Para beneficiar do desconto de grupo tem que estar na estação antes das 10h20.
2 - em Castanheira do Ribatejo - junto à estação de comboios, às 11h10.
3 - na Abrigada (aldeia perto de Alenquer) - na entrada da Escola Secundária, às 11h30.
4 - em Montejunto - no parque de estacionamento junto ao Centro de Interpretação Ambiental, às 11h50

Regresso: final das actividades e partida de Montejunto prevista para as 15h30, apanhar o comboio em Castanheira às 16h52, chegada a Santa Apolónia às 17h23.

Nota: Pode apanhar o comboio numa estação intermédia entre Santa Apolónia e Castanheira. O comboio (destino: Azambuja) pára nas estações do Oriente (10h46), Moscavide (10h48), Póvoa (10h54), Alverca (10h58), Alhandra (11h02) e Vila Franca de Xira (11h05).

Equipamento aconselhado: Vestuário quente adequado às condições meteorológicas, calçado confortável e resistente, Mochila ou saco de pano para transportar as sementes. Utensílio para a sementeira - enxada, ou sacho/pá de jardinagem, se não tiver utiliza os do FAPAS. Luvas de protecção (de cozinha ou de jardinagem). Água e farnel para almoço na Serra.

CAMPANHA "Vamos Plantar Árvores Nativas"

O FAPAS organiza há vários anos sementeiras e plantações de árvores e arbustos nativos em diversas áreas naturais de Portugal. O Carvalho-cerquinho á uma árvore nativa cuja principal área de distribuição se encontra em Portugal, sendo por isso também designado "carvalho português". Outrora formava extensas matas na região Centro-Litoral, entre Figueira da Foz e Sines. Hoje encontra-se reduzido a pequenos núcleos muito dispersos ou árvores isoladas. Não tem nenhum estatuto de protecção.

A Serra de Montejunto é um maciço calcário situado entre Alenquer e o Cadaval, com a altitude máxima de 660 m. Em 2003 sofreu os efeitos de um incêndio que atingiu quase toda a serra, num total de 5.000 hectares. Na Serra pode-se visitar a antiga Fábrica do Gelo, estrutura do sec.XVIII que recolhia gelo para fornecer a Corte de Lisboa.