2.12.08

Oficina Activa - um fim de semana aberto à conversa e à acção directa na Casa Viva (6, 7 e 8 de Dez. no Porto)

No fim de semana de 6,7 e 8 de Dezembro vai ter lugar na CasaViva um encontro focado na Acção Directa.
Queremos discutir a Acção Directa, propor, participar e intervir!
A Oficina Activa permitirá a partilha de informação sobre diferentes métodos, tácticas, processos de decisão, questões e respostas legais relacionadas com Acção Directa, assim como o contacto com o trabalho desenvolvido por diversos colectivos.


Um dos grandes objectivos deste evento é a criação de um manual detalhado com toda a
informação pertinente para quem estiver interessado em organizar ou participar numa acção. Os diferentes métodos, tácticas, processos de decisão, questões e respostas legais, contactos de organizações, etc. Para que o produto final seja o mais detalhado e informativo possível envia-nos todas as tuas questões e juntos talvez seja mais fácil encontrar umaresposta.

Entrada Livre

Contacto:
Oficinaactiva@gmail.com

Para saber mais:

Sexta-feira, 5 de Dezembro - 22h
Cinema comunitário: especial Oficina Activa.

Em vez de ocupar o serão habitual da primeira terça-feira do mês, o cinema comunitário
resguardou-se para uma sessão especial, na abertura da Oficina Activa

Tendo em conta que a Oficina Activa se dedica ao tema da acção directa, vamos projectar uma série de pequenos filmes de acções um pouco por todo o mundo ao longo da história recente.

Nota- Os filmes embora não estejam legendados em português são na sua esmagadora maioria compostos por compilações aleatórias de imagens e sem diálogo. Portanto, falam por si. Qualquer tradução mais complicada será feita ao vivo durante as projecções, tal como qualquer explicação sobre os eventos referenciados nos vídeos.

Road to Ruin, de Jamie Lowe (14'/inglês)
Em 1996 o plano para construir uma autoestrada nos campos ingleses de Newbury levantou uma onda de resistência sem precedentes. 33 acampamentos em topos de árvores foram erguidos para impedir a desflorestação imposta pelo projecto. Milhares de pessoas envergaram numa série de acções directas contra a construção, iniciando dessa forma um movimento de massas sem igual, abrindo as portas e indirectamente construindo as bases para o movimento "anti-globalização" que dali florescia. Esta é a estreia mundial da versão remastered deste curto filme que já correu o mundo.

Carnaval contra o capital, de Jamie Lowe (13'/inglês)
Alguns meses depois da batalha de Seattle, onde milhares de manifestantes cancelaram a cimeira da organização mundial do comércio, anunciando ao mundo que afinal de contas o projecto neo-liberal não era consensual, em Londres, foi convocada uma pequena festa para celebrar a vitória do movimento. O que era para ser uma simples acção de uns quantos jovens a dançar samba em frente do banco de Inglaterra, transformou-se numa acção em massa onde apareceram milhares de pessoas que durante um dia encerraram a cidade.

Jogando Golfe com o G8, do Indymedia (7'/inglês)
Em 2005 os líderes do G8 juntaram-se para jogar golfe numa estância hoteleira na Escócia. Milhares de activistas de todo o mundo fizeram de tudo para se juntarem ao torneio. Esta é uma curta compilação de vídeos de quase tudo o que se passou em Gleeneagles, desde simples marchas a pequenas acções de bloqueio das vias de comunicação das montanhas escocesas.

Um motim rural, de Revolt Vídeo (25'/inglês)
Na manhã de 6 de Julho de 2005 cerca de 500 activistas partiram do eco-camp em direcção à pequena cidade de Stirling. No caminho encontraram uma série de barricadas policiais, e uma a uma foram deitadas a baixo. Numa acidental, no entanto arrojada, conjuntura atraíram tanta policia que se acabou por quebrar o cordão policial que rodeava o acampamento anti-G8, permitindo a dezenas de grupos de afinidades uma saída sorrateira em direcção à autoestrada e linhas de comboio, que horas mais tarde seriam bloqueados por estes, fechando as conversações da cimeira do G8 logo no primeiro dia. No dia seguinte, seriam os ataques à bomba em Londres a fechar por completo a cimeira daquele ano. Este vídeo mostra-nos imagens impressionantes de um motim no meio do campo.

Zapatismo na cidade do México,
do Laboratorio de Acción Directa (13'/espanhol)
No dia 30 de Junho de 2005 foi anunciada a sexta declaração da selva Lacandonica, onde o movimento Zapatista lidera uma "desautoridade" autónoma há mais de 14 anos. Para o celebrar, um grupo de estudantes da capital mexicana, apoiantes do Zapatismo, decidiram pintar uma enorme estrela vermelha zapatista no meio da Praça Maia, palco dos momentos mais relevantes da história mexicana. Neste curto vídeo vemos como se mistura acção directa com arte, originalidade e alguma artimanha.

Massa Crítica, de Kinokast (6')
2 Rodas é bom. 4 quatro rodas é mau. A massa crítica é um encontro mensal de ciclistas que se juntam para entupir o trânsito local, reclamando direitos para os ciclistas e promovendo formas de transporte não poluentes. Iniciou-se há mais de 20 anos em São Francisco, mas não demorou até que se espalhasse pelo Planeta, e hoje é rara a cidade que não tem um núcleo de massa crítica (incluindo o Porto). Este vídeo apresenta imagens de duas concentrações, uma em 1997 e outra em 2005, mostrando que a massa critica continua viva e de boa saúde.

Whitley Quarry 95, de Jamie Lowe (5')
Invasão de uma pedreira por ambientalistas em 1995.

Reclaim the streets, de Kinokast (20')
Reclaim the streets foi sem dúvida um dos movimentos mais originais e eficazes no final dos anos 90. Nascido em Londres rapidamente se espalhou pelo mundo, reivindicando o direito ao espaço público que progressivamente tem vindo a ser restringido e privatizado. Estes são 3 vídeos de 3 festas diferentes em 1997, ano em que pela primeira vez se organizaram as festas, incluindo aquela mais famosa onde se ocupou a M41, a "via de cintura interna" que rodeia a cidade de Londres.

Reclaim the media IMC Itália (3')
Uma festa em frente da sede milanesa da Media Set, empresa do barão dos media e chefe mafioso italiano, Sylvio Berlusconi, reclamando mais parcialidade e transparência nos media.

www.cinemacomunitario.blogspot.com
Sobre os filmes consulta
www.kinokast.net

Sábado , 6 de Dezembro

- 10h pequeno-almoço
- 11h/13h Oficina de Activismo
- 13h/15h almoço, filmes, bancas
- 15h/17h Oficina de Técnicas de Protesto
- 17h/18h intervalo
- 18h/21h concertos
- 21h/22h jantar
- 22h/24h Oficina de Conceitos Legais

Domingo, 7 de Dezembro

- 10h pequeno-almoço
- 11h/13h Oficina de Samba I
- 13h/15h almoço, filmes, bancas
- 15h/17h Oficina de Primeiros Socorros
- 17h/19h Oficina de Técnicas de Campanha
- 19h/21h concertos
- 21h/22h jantar
- 22h/24h Oficina de Media Alternativos

Segunda-feira, 8 de Dezembro

- 11h pequeno-almoço
- 12h/14h Oficina de Samba II
- 14h/15h almoço, filmes, bancas
- 15h/17h Oficina de Novas Formas de Protesto


Oficinas

Activismo
A oficina "Uma história do activismo moderno" é uma pequena viagem por alguns momentos "importantes" do "activismo moderno". Ao contrário de apresentar "A" cronologia do activismo "moderno", a oficina pretende, através da partilha de experiências, construir a "nossa" história do surgimento de alguns dos movimentos sociais actuais, de lutas que se travam pelo globo fora, contextualizando conceitos como a acção directa e a não-violência.O excesso de aspas tornou-se inevitável.



Técnicas de Protesto
Acção directa engloba uma série de diferentes métodos e técnicas que vão desde a acção de bloqueio até à simples distribuição de um panfleto. Nesta oficina pretendemos analisar detalhadamente todos os preparativos, físico-psicologicos, importantes para que uma acção não violenta seja bem sucedida, através de representações de cenários, ilustrações de diferentes métodos de bloqueio, avaliação de tarefas individuais dentro de um grupo de afinidade, etc.


Noções legais
Esta é uma oficina que pretende informar activistas e não só, sobre os seus direitos e deveres enquanto organizam e participam em qualquer forma de acção directa. Quando se decide expressar algo através da forma de protesto, é importante saber como agir dentro da fronteira da legalidade e, caso isso não ocorra, quais as consequências possíveis e melhor forma de lidar com a situação.O mundo das leis pode ser muito vasto e de díficil compreensão mas há certas noções básicas que se podem adquirir para um agir mais consciente e informado.Pretende-se, no fundo, informar e desmistificar um pouco o meio jurídico.


Técnicas de Campanha
O objectivo geral desta oficina é construir, juntamente com os participantes, uma compreensão dos elementos mais importantes de uma campanha. Para chegar a esse objectivo vamos discutir as seguintes questões: Como decidir a definição de objectivos?Como escolher a estratégia? De que forma objectivos e estratégias são condicionados pela disponibilidade de recursos? Como lidar com oportunidade e ameaça, forças e fraquezas.
This is no dirty business! É gestão para activistas!


Primeiros socorros
Duas horas com um bombeiro qualificado para apreender alguns dos conceitos mais básicos de primeiros socorros sempre úteis nume acção. Como reagir a um ferimento, grave, ao lançamento de gases, bastonadas, pernas partidas e tudo o resto. Numa acção nunca se sabe o que pode vir a acontecer e tais conhecimentos são úteis numa emergência. Quem sabe esta oficina será uma rampa de lançamento para a primeira “Cruz negra portuguesa”.


Media alternativos
Os media alternativos são a base de todos os movimentos. Sem uma rede de comunicação, espaços de troca de informação ou um simples site de divulgação é impossível construir um movimento de bases. Estas duas horas serão dedicadas a debater e entender o papel dos medias alternativos . Desde a indymedia até à rádio pirata, passando pelo mundo das fanzines e do grafitti.


Novas formas de Protesto
Queremos que o nosso protesto seja ouvido, e que o seja com o maior impacto possível. Será que as "novas formasde protesto" nos ajudaram? Para começar, o que entendemos quando ouvimos este conceito? A oficina vai juntar as nossas ideias sobre as "novas formas de protesto" e acrescentar outras experiências de activismo criativo que já foram usadas com sucesso no passado. Haverá também espaço para pensar sobre formas próprias de protesto adequadas ao contexto português


Samba
O convite foi lançado e os ritmos de resistência de Lisboa corresponderam com uma workshop de dois dias para todos aqueles que quiserem formar uma banda de samba para alegrar e expandir as possibilidades de protesto. Afinal de contas musica também é uma “arma”


Actividades Culturais

Em paralelo com as oficinas terão lugar uma série de actividades paralelas de forma a

desenvolver uma experiência mais completa


Concertos Exposições
“Art Not Oil” é um evento anual, organizado pelo grupo ambientalista “Rising Tide”, que desafia um colectivo solto de artistas dos 4 cantos do planeta a trabalhar exclusivamente sobre o tema do efeito das grandes empresas petrolificas no meio ambiente. Desde a cimeira do G8 em Gleeneagles, na Escócia, que a exposição viaja pela Europa e Américas, e agora finalmente, chega a Portugal, com uma selecção de alguns trabalhos produzidos nos últimos 3 anos, que inclui fotografia, pintura e Culture Jamming. www.artnotoil.org.uk


Bancas
Pequena feira do livro organizada pelas livrarias independentes Gato Vadio e Utopia. Em paralelo também haverá bancas de diferentes organizações envolvidas, directa e indirectamente, na oficina activa.

Se pretendes ter uma banca tua ou da tua organização contacta-nos directamente pelo endereço electrónico oficinaactiva@gmail.com


Contactos:
Oficinaactiva@gmail.com


http://oficinaactiva.weebly.com/

http://www.oficinaactiva.blogspot.com/


Local:

Casa Viva - Praça Marquês de Pombal, 167 porto
casaviva167@gmail.com


Dormitório
Eu gostava de ir à oficina Activa mas não tenho onde ficar?
Se te faltam alternativas ou um simples tecto a Casa viva oferece estadia a todos aqueles que preferem não dormir sob o céu estrelado, mas chuvoso, da cidade do Porto.
Traz saco cama e roupa quente, o resto deixa por nossa conta.


Ao longo do fim de semana a cozinha da casa viva estará aberta a clientes e doações.