26.11.08

Vitalino Canas está nomeado para o «prémio sem vergonha», uma das categorias do concurso Prémios Precariedade 2008

Podes escolher os teus favoritos para os Prémios Precariedade 2008 em

Todos os votos contam para dar força à distinção de quem ganha com a precariedade alheia!
Vê os vídeos, vota e passa a palavra!



Vitalino Canas (nomeado para o Prémio Sem Vergonha) foi entrevistado há poucos dias no jornal Expresso. E com direito a um título simpático e tudo: "Provedor quer combater precariedade". Foi mais uma oportunidade para o sr. Provedor experimentar todas as cambalhotas, para tentar o impossível: justificar como se pode ser "Provedor" pago por patrões e, supostamente, defender quem trabalha nas Empresas de Trabalho Temporário (ETT), territórios de todas as tropelias.


Vale a pena ler a reportagem na íntegra. Este ginasta, homem de vários salários e interesses, gosta de flexibilidade. Deputado e porta-voz do Partido Socialista, professor universitário e advogado representante de diversos clientes, quer agora mais um salariozinho em troca de legitimar as ETT. Para tanto, é suposto defender os seus trabalhadores apesar de admitir que "a nossa relação directa é com as ETT, que aliás são responsáveis pela criação do Provedor do Trabalhador Temporário".

Vitalino sabe bem porque merece o salário: "ao criar a figura do Provedor, as empresas tentam de alguma forma manter uma certa respeitabilidade". Coisa difícil, quando a sua actividade consiste em sentenciar à precariedade milhares de vidas e capturar uma parte do salário de pessoas que já ganham muito pouco. Entretanto, Vitalino ainda acha que não era mau mandar a ASAE fechar as ETT ilegais: nesta modalidade, a Autoridade para as Condições do Trabalho não teria que enviar inspectores às ETT "legais", para constatar que o trabalho destas pessoas é tudo menos temporário, não é sr. Provedor? Ou será que, por exemplo, o atendimento ao cliente de tantas empresas é um serviço temporário?

O sr. Provedor considera ainda os recibos verdes "uma forma de exploração dos trabalhadores absolutamente escandalosa", obviamente porque prefere os contratos a prazo a partir das ETT... Ainda assim lá admite que "o trabalho temporário, de uma forma geral, pode ser qualificado como uma das vertentes do trabalho precário". Genial!

Esta é mais uma entrevista que demonstra a forma desenvergonhada como Vitalino Canas beneficia com a precariedade alheia.



http://www.premiosprecariedade.net/
http://www.precariosinflexiveis.blogspot.com/