26.11.08

Curso breve de literatura mundial está a decorrer na biblioteca municipal Almeida Garret ( no Porto)


Curso Breve de Literatura Mundial: algumas obras chave
Está a decorrer na Biblioteca Municipal Almeida Garret na cidade do Porto um curso breve de literatura mundial até ao fim deste mês, onde serão abordadas algumas das principais obras da literatura mundial.

Objectivos


Partilha de uma leitura crítica de algumas das obras-chave da Literatura Mundial (de certo modo, no mesmo sentido em que Goethe usou o termo Weltliteratur). Encontramos em muitas obras de outras culturas e de outros tempos uma contemporaneidade surpreendente, como sempre acontece com uma obra "clássica", isto é, com uma obra que atravessa os tempos e permanece sempre incompleta, aberta a novas leituras. Essas obras "clássicas" (com os seus universos (im) possíveis, os seus temas, os seus procedimentos literários, etc.) vão sendo acolhidas em muitos espaços e tempos por escritores diversos, que as retomam, as reescrevem, as reconfiguram.

Leituras/LIVROS:


GILGAMESH (séc. XVI a.C.): Texto sumério – o mais antigo poema épico conhecido. A epopeia. Mitos recorrentes. Busca de imortalidade. A Viagem como aprendizagem. O Amor como a condição do ser-se humano e a amizade. O humano e o divino. O Poder. Funções da guerra. A Natureza em diálogo. Elaboração poética.

Odisseia, HOMERO (séc. VII a. C.): Narrativa poética. Percursos exteriores e interiores de uma aprendizagem; o papel da viagem; os verbos "ir"/ "ficar", masculino/ feminino como oposições significantes; caracterização das vozes; modos de elaboração narrativa.

O banquete, PLATÃO (séc. V a.C.) – Texto argumentativo. As funções de eros para Sócrates / Diotima e para Alcibíades; relação eros / criação literária; a representação da mulher e a construção de um paradigma de identidade feminina; construção discursiva e propósito argumentativo.

O CÂNTICO DOS CÂNTICOS (séc.V a.C.): Poema narrativo. O amor como um absoluto; construção das vozes e apresentação da natureza; interioridade / exterioridade; hipóteses de autoria (ligações com a poesia egípcia e síria contemporâneas).

THE BHAGAVADGÎTA (Livro VI da epopeia hindu Mahabharata - séc. V a.C.), excertos: invenção do poeta-autor dentro do próprio poema. Contextos político-religiosos (cultura hindu/cultura budista). Lei pública e lei interior. Bipolaridades em tensão: acção (dharma) e quietude; guerra e paz; amor e compaixão; natureza e cultura; tempo e eternidade.


Concepção e realização: Isabel Allegro Magalhães