28.8.08

CentaMostra (5, 6 e 7 - 12, 13 e 14 de Setembro) em Vila Velha de Rodão e Castelo Branco

CENTAMOSTRA propõe a criação de um espaço de proximidade entre a criação artística contemporânea e as populações e programadores locais.

A programação tem um núcleo fixo constituído pelos projectos produzidos pelo CENTA em 2008: "mapaprovisório", "®existir-2008", "Concertos Improváveis", "Sons do Salgueiral", "Concerto para piano de John Cage – 50 anos", "All in Twlight", "powerTrio", "Experimenta o Campo", e pela colaboração com o festival urbano Pedras d'Água, através da apresentação dos projectos – "Subterrâneos de Lisboa" e " S.Domingos, a nossa casa", e um núcleo flexível constituído pela apresentação de projectos ou do trabalho de criadores apoiados pelo Programa de Residências - Margarida Mestre, Ana Martins, Mário Afonso, Sílvia Pinto Coelho, Simão Costa, Nuno Rebelo/ Marco Franco, Sofia Neuparth, Jorge Murteira, Elizabete Francisca / Miguel Pereira / Nicolaas Leach / Paula Frazão Bruno Carvalho, Gonçalo Tocha e Jack Shamblin.

A informação detalhada poderá ser consultada, em:
www.myspace.com/centamostra








A apresentação pública dos projectos produzidos pelo CENTA, em 2008, concentrou-se em Setembro conduzindo à ideia de partilhar esse espaço de visibilidade com outros criadores. De repente, abriu-se a possibilidade de mostrar o trabalho de 30 artistas, numa zona do país em que a programação de Arte Contemporânea é, praticamente, inexistente. Tal só é possível devido á natureza do CENTA e á sua localização em Vila Velha de Ródão. Há muito que a Arte se afastou do nosso quotidiano, dos suportes e modos de fazer artísticos convencionais, reconhecíveis pelo público. Esta evolução tem afastado, cada vez mais, o público e a Arte. É um problema a nível mundial que deve ser resolvido, também, a nível local, dado o carácter fundador da Arte. Há 19 anos que o CENTA trabalha neste problema inventando e experimentando formas de aproximação ao trabalho dos criadores. É a presença dos artistas que inscreve Ródão na realidade cultural do país e simultaneamente estimula o desenvolvimento local.



Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas [CENTA] é estrutura profissional pluridisciplinar, e tem por objectivos: oferecer condições de trabalho adequadas ao processo criativo e à investigação no território da arte contemporânea; reforçar a identidade cultural das populações através da aproximação à comunidade artística e criar dinâmicas culturais locais. Funciona nas instalações cedidas pela Tapada da Tojeira, casa agrícola com lagar de azeite e modo de produção biológico.