2.6.08

A 2ª sessão (amanhã, dia 3 às 22h) do cinema comunitário é dedicada a documentários sobre o ambiente


A 2ª sessão do cinema comunitário, que se realiza nas primeiras terças-feiras de cada mês na Casa Viva, no Porto, será preenchida com dois documentários sobre a temática do ambiente.

A pouco mais de um mês da próxima cimeira do G8 em Toyako, no Japão, os ministros do ambiente dos respectivos 8 países anunciaram que entre outros temas irá ser proposto um projecto para reduzir as emissões de dioxido de carbono significativamente até 2050. Antecipando a cacafonia e demagogia que seguramente marcará as discussões em Julho a segunda sessão do Cinema Comunitário é dedicada ao tema do ambiente.


“Lammas Housing Project” (Produzido por Undercurrents UK- 4mins)
Um pequeno documentário sobre uma pacata comunidade sustentável no sul de inglaterra, determinada a provar que é possivel viver um estilo de vida confortavel sem que seja necessario abusar dos recursos naturais que tão grande impacto têm na biosfera que suporta toda a vida no planeta.



“Climate Camp” (Produzido Luciano Ibarra, Cine Rebelde e Rising Tide UK – 1h e 2mins)
Entre 26 de Agosto e 4 de Setembro de 2007 teve lugar o “Camp for Climate Action”, uma ocupação de um terreno fronteireiço com a Drax Power station, a maior emissora de CO2 na Europa, onde milhares de pessoas se concentraram para fechar a central energetica por um dia.
Numa altura em que se procura alternativas energeticas, o governo britanico reabriu a velhinha rede de exploracao de carvão, a mais poluidora forma de energia. A central energetica Drax consome anualmente 13 milhoes de toneladas de carvao e emite 20.8 toneladas de dioxido de carbono por ano.
O documentário analisa toda a problematica das mudancas climatericas a nivel global, tal como a dificuldade de organizar um acampamento desta natureza.

Todas as primeiras Terças-Feiras de cada mês 1 Filme.

Entrada Livre.

Casa Viva- 167 praça Marquês de Pombal, Porto

http://www.cinemacomunitario.blogspot.com/