26.5.08

Ver e ouvir os Morcegos do Jardim da Cordoaria no Porto ( dia 31 de Maio, entre as 20h45 e as 22h)


A actividade decorrerá no próximo dia 31 de Maio, entre as 20.45 e as 22 horas numa iniciativa da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto


Ponto de encontro: Átrio da Reitoria da UP - Praça Gomes Teixeira (Leões), PORTO

Mais informações:
mhn@fc.up.pt
Telefone: 220408000


www.fc.up.pt/fcup/news/?page=0&op=view&id=1686



Dez razões para gostar de morcegos

1. São grandes controladores das populações de insectos. Algumas espécies ingerem duzentos ou mais insectos em apenas alguns minutos de vôo.
2. São responsáveis pela formação de florestas. Ao ingerir um fruto, o morcego deixa cair as sementes em locais distantes do original, onde podem nascer novas árvores. Mais de quinhentas pequenas sementes podem ser transportadas por um único morcego a cada noite.
3. Auxiliam na reprodução de mais de quinhentas espécies de plantas, visitando as flores como fazem, de dia, os beija-flores e as abelhas, transportando o pólen de flor em flor.
4. Há morcegos que se alimentam de pequenos animais, incluindo roedores, que tantos prejuízos causam à agricultura.
5. São largamente empregados em pesquisas científicas, incluindo a acção de medicamentos que, no futuro, poderão ter aplicação em humanos.
6. As fezes dos morcegos constituem excelente adubo natural. Foram intensamente exploradas até ao desenvolvimento de adubos industriais.
7. Têm sido estudados para aperfeiçoamento do sonar.
8. A saliva do vampiro tem forte acção anticoagulante. A sua pesquisa poderá ter aplicações no tratamento de várias doenças vasculares.
9. São importantes elos na cadeia alimentar.
10. O seu desaparecimento poderá resultar em desequilíbrio ambiental, causando maiores danos do que os causados pela sua proximidade com o Homem.



Os Morcegos dependem de árvores. É verdadeiro dizer que onde see ncontram árvores pode-se observar alguma espécie de morcego. A distribuição mundial das quase 1.000 espécies de morcegos demonstra que só não são encontradas nos pólos.
Várias espécies de vegetais dependem dos morcegos para a sua sobrevivência, seja para carregar o pólen de uma flor a outra, como também espalhar as sementes, incrementando as chances de germinar um novo exemplar.
Durante a evolução a dependência de alguns vegetais e algumas espécies de morcegos mostrou-se cada vez mais interligada. Exemplo disto é a existência de algumas flores que só abrem a noite para impedir que outros polinizadores, como abelhas e aves as visitem

http://pt.wikipedia.org/wiki/Morcego



http://www.morcegolivre.vet.br/morcegos1.html