27 de Maio, às 18h
Mobilidades e consumo
Um dos grandes protagonistas dos discursos contemporâneos sobre a globalização tem sido, voluntária ou involuntariamente, o migrante. Através do processo migratório (transnacional, diaspórico), são constituídos debates sobre identidade, fronteira, cultura, cidadania, herança, etc.
No entanto para falar desse objecto complexo e ambivalente que é a «globalização», mais do que a migração em si, também importa perceber tudo o que a rodeia (e, no fundo, a ultrapassa): as redes e mobilidades associadas à circulação humana, a percepção do tempo e espaço (e suas alterações), a circulação de objectos e as dinâmicas de consumo a eles associadas, as narrativas e imagens por eles produzidas.Qual o papel da mobilidade e circulação (de pessoas, bens, objectos, informação) nas percepções globais dominantes? Quais as interacções entre essas percepções, e o seu resultado na vida quotidiana? Que dinâmicas de consumo e contestação se produzem no seu seio?
moderador:
Ruy Llera Blanes, antropólogo, investigador do ICS/UL
intervenientes:
Miguel Vale de Almeida, antropólogo, professor do ISCTE e investigador do CEAS
Pedro Costa, economista, professor do ISCTE e investigador do Dinâmia
Luís Vasconcelos, antropólogo, doutorando no ICS/UL
José Mapril, antropólogo, doutorando no ICS/UL com uma tese sobre imigração do Bangladesh em Lisboa, investigador do CRIA
--------------------------------------------------------------------------------
3 de Junho, às 18h
Desigualdades e desenvolvimento: que globalização?
No mundo contemporâneo o binómio entre desigualdades e desenvolvimento é, por ventura, o mais perene e o mais complexo de abordar a partir da definição de uma única perspectiva analítica. Nesta conferência propomos convocar diferentes modos de ver o problema tendo como ponto de partida três capítulos do livro A globalização do divã: “Globalizando a precariedade: Brasília e o caso brasileiro” de Christiane Coêlho, “O caos normal do Estado social num mundo em globalização” de Hugo Mendes, e “Globalização e utopia de mercado: o ‘vício ricardiano’ à prova da história” de Nuno Teles e João Rodrigues.
moderador:
Renato Miguel do Carmo, sociólogo, coordenador do livro A globalização no divã
intervenientes:
Pedro Lains, historiador económico, investigador no ICS-UL, autor do blogue «Pedro Lains – economia e história económica»
António Dornelas, sociólogo, docente e investigador no ISCTE, autor do blogue «O canhoto»
José Reis, docente na FE-UC e investigador no CES-UC
Christiane Coêlho, socióloga, co-autora do livro A globalização no divã
Hugo Mendes, sociólogo, co-autor do livro A globalização no divã
João Rodrigues, economista, co-autor do livro A globalização no divã, co-autor do blogue «Ladrões de Bicicletas»
Nuno Teles, economista, co-autor do livro A globalização no divã, co-autor do blogue «Ladrões de Bicicletas»
http://pt.mondediplo.com/spip.php?article189
http://livrariapodoslivros.blogspot.com/