26.5.08

Filmes à Letra - Ciclo de cinema LGBT no Porto promovido pelo GRIP


Em Maio de 2005, o GRIP realizou a sua primeira iniciativa pública, com um ciclo de cinema. Passados três anos, vamos assinalar este aniversário com o Filmes à Letra - um ciclo dedicado a todas as letras do 'LGBT'. Quatro fins-de-semana, oito filmes, e conversa q.b. vão ser a nossa maneira de comemorar a riqueza e diversidade destas comunidades, que, diferentes entre si, se vão reunir no mesmo espaço.



Depois de cada filme de sábado, para uma conversa aberta e informal, convidamos vários oradores - sobre a transsexualidade, vai falar Nuno Carneiro (psicólogo, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto), com a presença de elementos do GRIT - Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transsexualidade (Ivo, Filipe, Luísa), à bissexualidade cabe Isabel Menezes (psicóloga, FPCEUP), ao lesbianismo Maria João Silva (Associação para o Planeamento da Família), e à homossexualidade no masculino Gabriela Moita (psicóloga, FPCEUP).



A entrada é livre – vem, e traz amig@s!



Local:
Loja-livraria Maria Vai Com as Outras (Rua do Almada, 443, Porto)


Programa:

30 de Maio: Boys Don't Cry

31 de Maio: Ma Vie en Rose - conversa com Nuno Carneiro e elementos do GRIT

6 de Junho: Gia

7 de Junho: Kinsey - conversa com Isabel Menezes

20 de Junho: Imagine Me and You

21 de Junho: Producing Adults - conversa com Maria João Silva

4 de Julho: The Bubble

5 de Julho: Wedding Wars - conversa com Gabriela Moita




O Filmes à Letra apoia o Congresso Feminista 2008 – a decorrer entre 26 a 28 de Julho, na Fundação Calouste Gulbenkian e na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.



Parceria: UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta)


Sinopses

Filme de 30 de Maio, 22h30, sexta-feira

Boys Don't Cry (transsexualidade, biografia / romance / drama)
O jovem Brandon muda-se para Falls City, onde encontra emprego, faz novos amigos, e conhece Lana, a namorada. Mas ninguém a não ser Brandon sabe que ele não nasceu da maneira que o imaginavam. Baseado numa história real.

Óscar para a Melhor Actriz Principal e Melhor Actriz Secundária, Globo de Ouro para a Melhor Actriz e Melhor Actriz Secundária

1999, EUA, M/16

Realizadora: Kimberley Pierce

Elenco: Hilary Swank, Chloe Sevigny, Peter Sarsgaard, Brendan Sexton

Trailer




Filme de 31 de Maio, 22h30, sábado

Ma Vie en Rose (transsexualidade, comédia / drama)
Ludo é tratada pelos pais, irmãos e professores como rapaz. Mas, num mundo de adultos confusos, só ela consegue ver com clareza suficiente para saber que nunca foi outra coisa que não uma menina.

Globo de Cristal para o Melhor Filme, Globo de Ouro para o Melhor Filme Estrangeiro

1997, França, Bélgica, Reino Unido, M/6

Realizador: Alain Berliner

Elenco: Georges du Fresne, Michèle Laroque, Jean-Phillipe Écoffey

Conversa com Nuno Carneiro (psicólogo, Faculdade de Psicologia do Porto), e elementos do GRIT – Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transsexualidade (Ivo, Filipe, Luísa)

Trailer




Filme de 6 de Junho, 22h30, sexta-feira

Gia (bissexualidade, biografia / drama)Um filme baseado na história de Gia Carangi, a primeira supermodelo. A beleza de Gia, recém-chegada a Nova Iorque, captura o olhar de uma agente, e ela ascende rapidamente no mundo da moda. Mas, ao mesmo tempo que se envolve com Linda, descobre que não consegue deixar de se sentir sozinha.

Globo de Ouro para Melhor Actriz Principal e Melhor Actriz Secundária

1998, EUA, M/16, 126 minutos

Realizador: Michael Cristofer

Elenco: Angelina Jolie, Elizabeth Mitchell, Eric Cole, Kylie Travis

Trailer



Filme de 7 de Junho, 22h30, sábado

Kinsey (bissexualidade, biografia / drama)Baseado na vida e trabalho de Alfred Kinsey, cuja pesquisa mudou para sempre a maneira como era vista a sexualidade.

Globo de Ouro para o Melhor Filme, Melhor Actor Principal, Melhor Actriz Secundária, nomeação para o Óscar de Melhor Actriz Secundária

2004, Estados Unidos / Alemanha, M/16, 118 minutos

Realizador: Bill Condon

Elenco: Liam Neeson, Laura Linney, Peter Sarsgaard, Chris O'Donnell

Conversa com Isabel Menezes (psicóloga, Faculdade de Psicologia do Porto)

Trailer



Filme de 20 de Junho, 22h30, sexta-feira

Imagine Me and You (lesbianismo, comédia romântica)
Rachel e Hector namoram há anos, e decidem finalmente casar-se. Pouco antes do casamento, ela conhece Lucy. A amizade vai crescendo, e Rachel não consegue deixar de pensar na nova amiga mesmo depois do casamento.

Nomeado para Prémio da GLAAD de Melhor Filme

2005, EUA / Inglaterra / Alemanha, M/12, 98 minutos

Realizador: Ol Parker

Elenco: Piper Perabo, Lena Headey, Matthew Goode, Celia Imrie e Anthony Head

Trailer




21 de Junho, 22h30, sábado

Producing Adults (lesbianismo, drama)Venla quer engravidar, mas o namorado, Antero, tem medo que um filho comprometa a carreira. Ela acaba por pedir ajuda a uma colega na clínica de fertilidade, Sati, e entre as duas desenvolve-se uma relação que vai para além do profissional.

Prémios FIPRESCI e Rosebud para o Melhor Filme

2004, Finlândia / Suécia, M/12, 102 minutos

Realizador: Aleksi Salmenpera

Elenco: Kari-Pekka, Tolvonen, Minna Haapkyla, Minttu Mustakallio

Conversa com Maria João Silva ( Associação para o Planeamento da Família)

Trailer




4 de Julho, 22h30, sexta-feira

The Bubble (homossexualidade masculina, romance / drama)

Noam, um soldado israelita, conhece Ashraf, um jovem palestiniano, num ponto de controle. Dias mais tarde, voltam a encontrar-se na casa que Noam partilha com Yali e Lulu. No meio do conflito, o amor nasce espontaneamente entre os dois.

Prémio CICAE do Festival Internacional de Berlin e Melhor Argumento no Festival Internacional de Durban

2006, Israel, M/16, 114 minutos

Realizador: Eytan Fox

Elenco: Ohad Knoller, Alon Friedman, Daniela Virtzer, Yousef Sweid


Trailer


5 de Julho, 22h30, sábado

Wedding Wars (homossexualidade masculina, comédia)

Ben pede ao irmão, Shel, designer de cerimónias, para organizar o seu casamento com Maggie. Shel descobre que afinal é Ben quem é responsável pelo discurso contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo que o governador Welling, pai de Maggie, vai usar na sua campanha eleitoral. Shel fica indignado, e organiza uma greve!

2006, EUA / Canadá, M/12, 87 minutos

Realizador: Jim Fall

Elenco: John Stamos, Eric Dane, Bonnie Somerville, Sean Maher

Conversa com Gabriela Moita (psicóloga, Faculdade de Psicologia do Porto)

Trailer






O GRIP - Grupo de Reflexão e Intervenção do Porto é um grupo de interesse integrado na Associação ILGA-Portugal, que se pretende constituir como uma resposta de âmbito local para as questões gays, lésbicas, bissexuais e transgénero a partir da cidade do Porto.
Integram este grupo um conjunto heterogéneo de elementos, que têm em comum o interesse pela temática e a vontade de intervir no combate à homofobia (preconceito contra a homossexualidade) ou a discriminação de género, nas suas diversas manifestações.
Temos vários projectos em agenda: encontros, debates, ciclos de cinema, acções de educação sexual nas escolas, parcerias com outras entidades, intervenção política, entre outras iniciativas, cujas informações vão sendo disponibilizadas nesta página.
De momento não existe uma sede de trabalho, apenas reuniões periódicas e uma mailing-list. Contamos com a experiência e legitimidade institucional da ILGA-Portugal e com muita vontade de contribuir para a mudança.
A sexualidade faz parte do nosso crescimento e da formação da nossa identidade. Apesar das mudanças, as sociedades actuais continuam a discriminar muitos cidadãos cuja vivência neste âmbito não se enquadra na sua visão restrita sobre os papéis masculino e feminino. A ausência de referências positivas sobre a homossexualidade, bissexualidade ou transgenderismo é um dos sinais dessa exclusão, e ela acontece em escolas, no local de trabalho, e até no contexto da cultura e do lazer. Partindo desta realidade, revela-se fundamental levar a cabo um trabalho pedagógico de sensibilização junto de diferentes públicos, fornecendo contextos de integração, reflexão, visibilidade e concertação que permitam o exercício de um tipo de cidadania mais aberto à diversidade.
Este é um esforço colectivo. Se quiseres colaborar ou receber mais informações, contacta-nos!