Nos últimos anos tem-se assistido a importantes mudanças no sistema educativo português sem que essas mudanças sejam objecto de um debate público estruturado que permita discernir o seu sentido global.
O debate tem, com efeito, sido predominantemente centrado nas dificuldades da sua aplicação ou nos efeitos que se tendem a considerar globalmente positivos.
Este debate sobre os meios não estimula um debate sobre os fins, sendo que estes últimos parecem ser consensualmente aceites.
O CIIE, ciente que as potencialidades de transformação do campo educativo dependem da sua capacidade de se afirmar como um espaço polémico onde se cruzam diferentes pontos de vista e diferentes modos de abordagem, encontra-se a organizar um conjunto de tertúlias subordinado ao tema genérico “Educação em Debate”. Estas tertúlias têm uma periodicidade mensal, realizando-se, em geral, na terceira quarta-feira de cada mês e abordam temas actuais de educação como a avaliação de desempenho e identidade docente, a reforma do ensino artístico, o novo regime jurídico de educação especial, a reorganização da rede escolar e a escola a tempo inteiro e o ensino superior.
"Avaliação do desempenho e identidade dos professores" - Debate público
O debate tem, com efeito, sido predominantemente centrado nas dificuldades da sua aplicação ou nos efeitos que se tendem a considerar globalmente positivos.
Este debate sobre os meios não estimula um debate sobre os fins, sendo que estes últimos parecem ser consensualmente aceites.
O CIIE, ciente que as potencialidades de transformação do campo educativo dependem da sua capacidade de se afirmar como um espaço polémico onde se cruzam diferentes pontos de vista e diferentes modos de abordagem, encontra-se a organizar um conjunto de tertúlias subordinado ao tema genérico “Educação em Debate”. Estas tertúlias têm uma periodicidade mensal, realizando-se, em geral, na terceira quarta-feira de cada mês e abordam temas actuais de educação como a avaliação de desempenho e identidade docente, a reforma do ensino artístico, o novo regime jurídico de educação especial, a reorganização da rede escolar e a escola a tempo inteiro e o ensino superior.
"Avaliação do desempenho e identidade dos professores" - Debate público
2 de Abril, na FPCE-UP
"Avaliação de desempenho e identidade dos professores" é o tema da tertúlia do CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP).
Inserido no ciclo "Educação em debate", este segundo momento de discussão pública terá lugar hoje no auditório 1 da FPCE-UP, dia 2 de Abril, a partir das 18 horas.
Participam no debate:
Amélia Lopes CIIE/FPCE-UP
Natércio Afonso CCAP - Conselho Científico para a Avaliação dos Professores
João Dias da Silva FNE - Federação Nacional dos Sindicatos da Educação
Nilza Costa Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores/DDTE - Universidade de Aveiro
Manuel Matos CIIE/FPCE-UP
Rui Trindade SPN - Sindicato dos Professores do Norte / FENPROF - Federação Nacional dos Professores
A moderação estará a cargo de José Alberto Correia (CIIE/FPCE-UP)
Amélia Lopes CIIE/FPCE-UP
Natércio Afonso CCAP - Conselho Científico para a Avaliação dos Professores
João Dias da Silva FNE - Federação Nacional dos Sindicatos da Educação
Nilza Costa Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores/DDTE - Universidade de Aveiro
Manuel Matos CIIE/FPCE-UP
Rui Trindade SPN - Sindicato dos Professores do Norte / FENPROF - Federação Nacional dos Professores
A moderação estará a cargo de José Alberto Correia (CIIE/FPCE-UP)