Início: 16 de Fevereiro de 2008.
Mó de Vida, Calçadinha da Horta, 19, 2800-567 Pragal , Almada.
O curso tem como objectivo principal dar a conhecer as potencialidades e limitações das Hortas Urbanas, nas suas componentes ambiental e social, como meios de colectivização, produção e consumo alternativos.
Um particular destaque será dado à aplicação da agricultura biológica, através da cooperação com experiências em curso. O conteúdo programático abrange os seguintes capítulos:
• escolha, preparação e enriquecimento natural dos solos;
• técnicas de compostagem (resíduos domésticos);
• adequação das culturas ao tipo de solo, ao clima, à altura do ano e à disponibilidade de água;
• sementeira e replantação;
• associação, forçamento e rotação de culturas;
• plantas de solos pobres;
• plantas resistentes ao frio ou ao calor;
• controlo natural de pragas;
• noções gerais de agricultura selvagem e permacultura;
• as hortas urbanas na Europa e em Portugal – experiências várias;
• o potencial das hortas urbanas na promoção do espaço público e da participação no
âmbito da Agenda 21 Local.
O curso inclui componente teórica e componente prática. Serão disponibilizados apoio bibliográfico genérico e orientação para a pesquisa em temas específicos. Métodos propostos: expositivo e activo.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Materiais necessários: caderno, sacho, vasos, terra vegetal (utensílios pessoais com utilização colectiva durante o respectivo curso).
Público-alvo: Interessados no tema.
Duração total: 9 h.
Preço: 75 Euros.
Nº mínimo de participantes: 7 / Nº máximo de participantes: 14.
Pré-incrição obrigatória.
Possibilidade de pagamento repartido em duas fases (primeiro pagamento 50% até o dia anterior ao início do curso e o segundo pagamento até data que cumpre a metade de horário do curso). Desconto de 20% para desempregados mediante apresentação de comprovativo.
INFORMAÇÕES
www.modevida.com
Tel. 212720641 (14h-20h)
Tlm. 966256402
E-mail1: modevida@modevida.com
E-mail2: paula.tavares@modevida.com
MÓ DE VIDA COOPERATIVA
Calçadinha da Horta, 19
2800-564 PRAGAL - ALMADA
A mó de Vida é uma Cooperativa de Consumidores. Organização laica e apartidária que procura contribuir para a criação de uma consciência crítica ao modelo de desenvolvimento vigente.
Que princípios defende?
Os verdadeiros valores do cooperativismo, que assentam na associação de pessoas para a criação de uma propriedade comum e democraticamente gerida.
A organização cooperativa defende os princípios de equidade e solidariedade.
Criação
A Mó de Vida foi a primeira Cooperativa de Consumidores criada em Portugal para desenvolver a actividade do Comércio Justo e Solidário. Consideramos que os princípios do Comércio Justo estão profundamente relacionados com os estabelecidos pelo movimento cooperativo, cuja prática teve início no século XIX.
A escolha da Margem Sul do Tejo para a implementação desta actividade não foi um acaso. O sul do Tejo foi o berço de experiências fundamentais para o desenvolvimento do cooperativismo em Portugal, registando, ainda hoje, uma forte representação do movimento, que aposta na modernização das suas estruturas e no trabalho que visa o consumo responsável, o respeito pelos direitos laborais e a preservação ambiental