10.12.07

A televisão estatal (TVE) da Espanha deixou de transmitir touradas

Pela primeira vez desde 1948, a televisão estatal da Espanha (TVE) acaba este ano sem ter transmido os tristes espectáculos das touradas, seguindo, de resto, uma recomendação do governo, que a tutela.
A medida tem gerado discussões entre os defensores dos direitos dos animais e partidários das touradas.

A direção da TVE justificou a decisão alegando falta de verbas e de que os eventos eram mostrados em horários em que muitas crianças assistiam TV.
Note-se que a tradição das transmissões de touradas é tanta que a própria TVE se estreou precisamente com uma transmissão em directo de uma arena há 51 anos, a pedido do ditador Francisco Franco.

O deputado do Partido Verde Francisco Garrido disse que "os gastos e os conteúdos das transmissões de touradas não se justificam num canal público".

Já os partidários do que na Espanha é chamada de "festa nacional" não demoraram a mostrar a sua insatisfação.

Curiosamente, a rádio católica COPE, dirigida pela Conferência Episcopal, vem mentalizando e mobilizando os seus ouvintes em campanhas diárias para que deixem de assistir a TVE, de forma a forçar a emissora a reconsiderar a sua posição.

Intelectuais espanhóis também entraram na disputa. Em Outubro, um grupo de artistas e escritores apoiou um abaixo-assinado organizado por 70 organizações de defesa de direitos dos animais.
Eles foram ao Parlamento pedir a abolição das touradas. A escritora Ruth Toledano disse que "a única diferença entre um holocausto humano e outro animal é que nós temos voz".
Outras emissoras, no entanto, continuam a transmitir os eventos. Os canais públicos locais de Províncias como Madrid, Valência e Andaluzia mantêm a programação com médias entre 20% e 30% de audiência.