7.12.07

Filmes, debates e jantares populares sobre as relações entre África e Europa

O Centro Social do GAIA organiza uma mostra de filmes, acompanhados de jantares populares e debates, no âmbito da Cimeira "África-Europa, que alternativas?".
Aqui pode ser consultada a programação dos filmes. Nesta 6ª feira terá também lugar um jantar popular. O local é, como habitual, o Grupo Desportivo da Mouraria.

6ªFeira 7 de Dez
Entrada Gratuita

18h Documentário: Paralelo 36
Documentário sobre a emigração clandestina no Estreito de Gibraltar
65 Min

19h05 Documentário: Outros Bairros
"Em Portugal há rapazes e raparigas que não têm pátria. Não são cabo-verdianos porque nunca foram a Cabo-Verde, não são Portugueses porque a língua é outra e os costumes de cá não são os das famílias deles”
90 Min

20h35 Documentário: Nubai
“O rap negro da periferia forma um cordão à volta de Lisboa. Para apontar o dedo ao racismo, à exclusão, à violência policial, à pobreza.“
65 Min

21h40 Debate
Jantar Popular (2€)
Musica de Intervenção



Sábado, 8 de Dez
Entrada Gratuita

19h Documentário: A 4ª Guerra Mundial
O filme traz as imagens e as vozes de uma guerra não noticiada: a resistência radical ao capitalismo global. Das linhas de frente nos conflitos sociais no México, Argentina, África do Sul, Palestina e Coréia; “no norte” de Seattle a Gênova; na “guerra ao Terror” em Nova Iorque, no Afeganistão e no Iraque.
78 Min

20h20 Documentário: O Pesadelo de Darwin
“Na Tanzânia, nos anos 60, a Perca do Nilo, um predador voraz, foi introduzida no lago Vitória, como experiência científica. Depois, praticamente todas as populações de peixes indígenas foram dizimadas. Desta catástrofe ecológica nasceu uma indústria frutuosa, pois a carne branca do enorme peixe é exportada com sucesso em todo o hemisfério norte. Pescadores, políticos, pilotos russos, prostitutas, industriais e comissários europeus são os actores de um drama que ultrapassa as fronteiras do país africano.”
107 Min

22h Debate

Jantar Popular (2€)

Agradeçemos que quem quiser vir aos Jantares que envie um mail a dizer quantas pessoas são e para que dias 7 ou/e 8 para o mail: csm@gaia.org.pt

Local

Grupo Desportivo da Mouraria
Travessa da Nazaré, 21
Metro Martim Moniz

Mapa: http://gaia.org.pt/node/1767