7.12.07

Acto de solidariedade com o povo saharauí amanhã (dia 8 de Dez.) na Praça de Camões (14h.30)


Amanhã, Sábado, dia 8 de Dezembro, a partir das 14h30, na Praça do Camões, a Coordenadora das Associações de Solidariedade com o povo Saharauí convoca um acto para assinalar o facto deste povo, há 32 anos, viver sob ocupação marroquina ou em campos de refugiados no exílio, sem que possa pronunciar-se em referendo pela autodeterminação ou independência.


Nesta Cimeira a Frente Polisário abdicou do seu direito de presença enquanto membro da UA, de modo a não colocar dificuldades adicionais à sua realização. No próximo fim de semana realiza nos acampamentos de refugiados um congresso que pode marcar o seu regresso à luta armada, se persistirem os impasses negociais com Marrocos sob a égide das Nações Unidas.


Quem puder que compareça!


C O N C E N T R A Ç Ã O


SÁBADO – 8 DE DEZEMBRO – 14.30H


LARGO CAMÕES – LISBOA


SOLIDARIEDADE COM O SAHARA OCIDENTAL



Perante a próxima Cimeira de 8 de Dezembro entre a União Europeia e África, em Lisboa, a que assistem os Chefes de Estado e de Governo da Europa e África para tratar de diversos aspectos da cooperação entre os Continentes, a Coordenadora Estatal de Associações Solidárias com o Sahara, CEAS – Sahara (Espanha), o Conselho Português para a Paz e Cooperação – CPPC (Portugal) e a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – CGTP-IN (Portugal) querem manifestar que:


Esperemos que não se tente esquecer a grave situação que é atravessada pelo povo saharaui, que há mais de 32 anos tenta que se aplique a legalidade internacional e possa exercer o seu direito à autodeterminação e independência, como todos os outros povos africanos, que depois da colonização, decidiram livremente o seu futuro.


É uma boa oportunidade para a UE, especialmente para Espanha, que se assuma as responsabilidades que continuam a existir no processo de descolonização do Sahara Ocidental, que foi obstruído pela invasão militar de Marrocos desse território, em flagrante contradição com a legalidade internacional, Resoluções das Nações Unidas e o acórdão do Tribunal Internacional de Justiça de Haia, e se exija ao Reino de Marrocos o cumprimento das múltiplas resoluções das Nações Unidas e da União Africana que reconhecem o direito à autodeterminação do povo Saharaui.


Esperamos que seja exigido a Marrocos o respeito dos direitos humanos da população civil saharaui e a libertação de todos os presos políticos e desaparecidos. A estabilidade e progresso económico e social do norte de África dependem em grande medida da solução justa e definitiva de um conflito que já leva muitos anos e que impede a cooperação e o desenvolvimento da região do Magreb. A Cimeira de Lisboa deve proporcionar o respeito à legalidade internacional, a necessidade de salvar a paz e a segurança, seriamente ameaçados nesta frágil região pela posição intransigente de Marrocos e a sua obstrução à procura de uma solução que respeite o direito inalienável do povo saharaui a decidir livremente o seu futuro.


CPPC – Conselho Português para a Paz e Cooperação (Portugal)
CEAS – SAHARA – Estatal de Associações Solidárias com o Sahara (Espanha)



http://www.saharaindependiente.org/principal.htm








viva polisario