23.11.07

Workshop de Soma - Uma terapia libertária ( Sábado, 24 de Nov. na BOESG, em Lisboa)

com João da Mata,
escritor, somaterapeuta, psicólogo,mestre em Filosofia e
doutorando em Sociologia Económica e das Organizações - ISEG/UTL.

A Soma é um processo pedagógico-terapêutico, corporal e em grupo. Foi criada e desenvolvida no Brasil pelo escritor e terapeuta Roberto Freire, como um instrumento para aqueles que buscam respostas originais nas suas vidas, procurando entender o comportamento humano em sociedade a partir do quotidiano das pessoas.

Baseado nas pesquisas de Wilhelm Reich, discípulo dissidente de Freud, a Soma nasceu de estudos sobre o desbloqueio da criatividade. Através de exercícios teatrais, jogos lúdicos e de sensibilização, fomos criando uma série de vivências que possibilitam uma rica descoberta sobre o comportamento e suas inúmeras nuances.

Perceber como o corpo reage diante de situações tão diferentes, como a agressividade, a comunicação, a sensorialidade, a sensualidade e sua relação com sentimentos e emoções, permite um resgate daquilo que nos diferencia enquanto individualidade, para criar um jeito novo, a singularidade contra a massificação. Esta oficina é um primeiro contacto com a Soma, onde buscaremos apresentar as principais bases teóricas e práticas do processo.


”...não é apenas uma terapia. É uma terapia lúdica e uma pedagogia nova. É poder se conhecer na diversão e, divertindo-se conhecer o outro. Estimular a solidariedade e a sinceridade como princípios da relação."


16h - Palestra "Psicologia, corpo e política"

17h - Oficina de Somaterapia


entrada livre

INCRIÇÕES: jodamata@terra.com.br ou 916759883

www.somaterapia.com.br


Local: BOESG - Rua das Janelas Verdes, 13 - 1º esq.
(em SANTOS, Lisboa)



Realização: Associação Cultural A Vida / Coletivo Anarquista Brancaleone