21.11.07

O Vício da Liberdade: Jornais e Panfletos Anti-Napoleónicos (1807-1815) – exposição na Hemeroteca municipal de Lisboa

A Hemeroteca municipal de Lisboa tem vindo a desenvolver um trabalho digno de realce, um verdadeiro serviço público, ao colocar à disposição dos interessados um acervo importante de publicações que fizeram história. Contávamos dar conta do facto a propósito da digitalização de muitas publicações do período de 1974-75, mas surgiu agora uma mostra documental que, em breve, estará também online, sobre os jornais a panfletos anti-napoleónicos (1807-1815) sob o curioso título «O Vício da Liberdade».

Temos assim oportunidade de «revisitar a notável expansão que a imprensa periódica conheceu nesta época, primeiro com a “terrível invenção dos jornais de Londres”, depois com o aparecimento de novos periódicos no país, a par da disseminação de uma vasta e difusa literatura panfletária (folhas volantes, libelos, panfletos, manifestos, na sua maioria anti-franceses), num fenómeno sem precedentes na história editorial portuguesa»


Local: Átrio e Escadaria da Hemeroteca Municipal de Lisboa
Inauguração a 12 de Novembro; em exibição até 31 de Dezembro


Ciclo de Conferências

1.ª Conferência

Os Panfletos Anti-Franceses, subsídios para a sua história,
por António Ventura (UL/FL).

Data: 28 Novembro (quarta-feira), 18 horas.
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca Municipal de Lisboa

2.ª Conferência

Invasões Francesas: o esgrimir das penas e os papéis incendiários,
por Rita Correia (CML/HML)

Data: 6 Dezembro (quinta-feira), 18 horas.
Local: Hemeroteca Municipal _ Sala do Espelho

Conteúdos Digitais
No âmbito do Bicentenário das Invasões Francesas (1807-2007), a Hemeroteca Municipal disponibilizará na Internet alguns documentos históricos relacionados com esta efeméride, como panfletos, manifestos e libelos, editados entre 1807 e 1815, na sua maioria contra a ocupação francesa,
uma introdução histórica ao tema, bibliografia que os investigadores e leitores poderão encontrar nas bibliotecas municipais de Lisboa, entre outros conteúdos informativos, como sites e blogues sobre as Invasões Francesas. Isto é, um manancial de dados e informações sobre este dramático episódio da História Contemporânea de Portugal, a partir do dia 27 de Novembro, na Hemeroteca Digital.

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/


A Hemeroteca Digital, sítio da Hemeroteca Municipal de Lisboa (HML), tem por objectivo a construção duma biblioteca digital de jornais e revistas caídos em domínio público. Com este projecto pretende-se criar um sítio de referência para a consulta em linha e difusão pública do universo fascinante da imprensa periódica portuguesa.

Disponibilizamos, assim, através da Internet, em formato HTML e PDF, diversos títulos de publicações periódicas, com destaque para as colecções digitais de periódicos do fundo local e histórico, completadas com fichas históricas de apresentação dos jornais e revistas, raridades bibliográficas relacionadas com a imprensa escrita, e bibliografia de referência para o estudo e consulta do acervo bibliográfico da HML.

Disponibilizamos ainda outros recursos informativos, resultantes da actividade cultural e científica da biblioteca, bem como o acesso a serviços electrónicos, que simplificam muito o contacto do utilizador com a HML.