21.11.07

Greve dos trabalhadores dos STCP a partir de hoje

Os trabalhadores da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) iniciaram esta madrugada de quarta-feira uma greve parcial, que afectará as últimas horas de serviço.

A greve dos trabalhadores da STCP vai decorrer entre as 24:00 desta quarta-feira (dia 21) e as 02:00 de sexta-feira ( dia 23), prosseguindo depois entre as 24:00 de domingo e as 02:00 de segunda-feira e entre as 24:00 de segunda-feira e as 02:00 de terça-feira.


Segundo Jorge Costa, do Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM), a adesão ronda os 40 por cento, percentagem que se justifica pelo facto dos três sindicatos que emitiram o pré-aviso de greve terem dado indicações aos trabalhadores para apenas paralisarem nas últimas duas horas do seu turno de trabalho.
Manuel Alves, do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN), confirmou os números de adesão, admitindo, contudo, que a adesão será maior a partir das 17:00.
«A greve será mais sentida a partir das 17:00», disse o sindicalista, acrescentando que é a partir do meio da tarde que «um maior número de turnos acabará».


As fontes sindicais afirmaram que em causa está o falhanço das negociações do Acordo de Empresa com três sindicatos do sector: STRUN, Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA) e SNM.
Manuel Alves afirmou que o Conselho de Administração da STCP «ataca direitos dos trabalhadores», designadamente através da imposição das férias, sem acordo dos trabalhadores.
«A administração pretende assegurar poucos direitos aos trabalhadores no activo, mas recusa-se a estendê-los a todos os que entrarem de novo na empresa», disse, considerando esta situação «inaceitável».