15.11.07

O azevinho está a extinguir-se. Vamos salvar o azevinho.


O azevinho é um arbusto típico de países mediterrânicos.

Na Península Ibérica vive em todos os sistemas montanhosos, sendo mais abundante na sua metade Norte. Os seus bonitos frutos vermelhos e as suas folhas espinhosas de verde escuro intenso converteram-no em adorno Natalício, uma tradição que o tem retirado do seu habitat natural. Por esta razão, na Europa, está em perigo de extinção e por isso está protegido.

De nome científico Ilex aquifolium é o único representante na Península Ibérica da família Aquifoliaceae. É uma espécie de crescimento lento e elevada longevidade (pode chegar a viver até 100 anos). O tamanho pode alcançar 10m e o seu caule é lenhoso. Os frutos vermelhos e carnudos, com 3 a 5 sementes no seu interior, amadurecem no Outono-Inverno. Para além da sua importância botânica, cultural e paisagística, proporcionam refúgio e alimento a muitas aves e mamíferos.

Apesar de ser uma espécie protegida (Decreto- Lei nº 423/89 de 2 de Dezembro) , a venda de ramos de azevinho no Natal é legal, mas, nenhuma autoridade se preocupa em verificar se a origem do azevinho provém de cortes autorizados. As irregularidades estão na ordem do dia, por isso pedimos ao consumidor que seja responsável. Não compre azevinho!

Se cada um de nós plantar um azevinho no jardim e tratar bem dele, podemos contribuir para a sua sobrevivência. E, claro, temos também de alertar as pessoas para não colherem azevinho da floresta.

Plantar azevinho requer cuidados muito simples. Prefere lugares que não tenham uma exposição excessiva ao Sol e o solo deve ter uma boa drenagem e ser preferencialmente de características ácidas.

No próximo dia 23 de Novembro, dia da Floresta Autóctone, escolas de Vagos, Aveiro, Ovar, Santa Maria da Feira, Espinho, Vila Nova de Gaia, Porto, Vila do Conde, Rio Tinto, Maia, Matosinhos, Baltar e Macedo de Cavaleiros irão plantar pés de azevinho cedido pelo FAPAS e trabalhar o tema da Floresta Autóctone.

Vamos salvar o azevinho! Dê também o seu contributo.

___________________________________________________

FAPAS

Rua Alexandre Herculano, 371, 4ºDtº

4000-055 Porto

Tel: 22 2002472; FAX: 22 2087455

Email:
fapas@claranet.pt ; www.fapas.pt