15.11.07

Novo vídeo sobre a acção de desobediência civil contra o milho transgénico em Silves

Ver o vídeo em:


A acção do Movimento Verde Eufémia em Silves, no passado dia 17 de Agosto, chamou a atenção para o problema do cultivo de transgénicos na agricultura portuguesa. Contudo, de uma forma geral, a comunicação social apresentou apenas uma perspectiva parcial desta acção política, classificando-a como um acto de violência e vandalismo perante um agricultor indefeso.

2 meses passados sobre a primeira acção de desobediência civil contra os transgénicos em Portugal, um vídeo da acção é publicado na internet, com novas imagens sobre a acção que mostram uma acção não-violenta e simbólica, que não afectou a subsistência do empresário agrícola José Menezes.

O vídeo inédito mostra uma outra perspectiva da acção. Nas imagens vêm-se activistas a evitar agressões dos agricultores e a tentar pacificar os conflitos que se criaram. Estas imagens são o reflexo dos dois princípios inscritos que os activistas anunciaram: a não-violência em relação a pessoas e uma atitude que visa a atenuação dos conflitos.

O filme mostra também que há vários activistas que participaram na acção sem cobrir o rosto, assumindo publicamente o seu acto na defesa do bem comum, num acto político que consideraram ser tão justo quanto necessário.

As imagens finais são prova do simbolismo do acto de desobediência civil em Silves, que afectou menos de 1 hectare de uma propriedade com mais de 70 hectares de monocultivo intensivo de milho (dos quais 51 hectares eram de milho transgénico). Ao contrário da imagem que a comunicação social veiculou, o modo de subsistência do empresário agrícola José Menezes não foi de todo posto em causa. Por outro lado, na altura da acção, os participantes no protesto fizeram uma oferta de milho biológico suficiente para recultivar os 51 hectares de milho transgénico, proposta essa que foi rejeitada pelo proprietário.

O filme está disponível em português e inglês para streaming e download em http://ogm.blip.tv/ O vídeo está publicado ao abrigo de uma licença CreativeCommons-NonCommercial que não permite a reedição, mas permite a distribuição gratuita e exibição para fins não comerciais.