30.10.07

Curso de Agrofloresta no Tibá (RJ, de 15 a 18 de Nov)


http://www.tibarose.com/port/home.htm

Tibá significa em Tupi “lugar onde muitas pessoas se encontram” e é um projecto fundado por Johan van Lengen, autor do “Manual do Arquiteto Descalço” e mestre da Bio-Arquitetura

Tibáé um lugar de encontros, criado em 1987 por Rose e Johan van Lengen, e voltado para a realização de uma consciência ambiental mais plena.
Através da integração entre arte e ciência, intuição e lógica, razão e sentimento, a comunicação será enriquecida. A cada individuo se dá a possibilidade de trocar suas próprias experiências, de fazer parte de um coletivo verdadeiro, usando comunicação e criatividade em grupo.
O TIBÁ se dispõe em toda a extensão de seus programas, atendendo comunidades e organizações, por exemplo, nas áreas de bio-arquitetura, agroecologia e no planejamento de ecovilas. Mantém ainda convênios e intercâmbios com instituições, grupos e pessoas direcionadas para os mesmos fins.
Pesquisamos e desenvolvemos protótipos de moradias saudáveis e de sistemas agroflorestais. Também produzimos materiais didáticos, na forma de cartazes, documentários, jogos, manuais e livros.

Ver ainda: http://walfridoneto.wordpress.com/2007/06/09/69/




CURSO DE AGROFLORESTA

No curso serão abordadas as técnicas dos princípios do sistema agroflorestal a serem aplicadas na recuperação de áreas degradadas, criando agroecossistemas parecidos aos ecossistemas naturais e originais com o cultivo consorciado de plantas anuais, bianuais e perenes. Criação de florestas compostas por espécies produtoras de sereais, frutas e produtos florestais, ao longo do manejo do SAF, possibilitando produção a curto, médio e longo prazo.Também serão abordadas técnicas ecológicas de manejo do solo, como o reaproveitamento sistemático de matéria orgânica e manejo permanente.

Palavras de Ernst Götsch: "Estou tentando criar, em cada parte do mundo onde intervenho como agricultor, agroecossistemas que sejam parecidos, na sua estrutura e na dinâmica, ao ecossistema natural e original do lugar. Ao mesmo tempo, tento deixar como resultado de todas as minhas intervenções, algo positivo no balanço de vida e de energia complexificada em carbono, tanto no sub-sistema da minha intervenção, quanto no macroorganismo Planeta Terra, do qual somos apenas parte, e não mais importantes do que todas as outras espécies."

Tópicos do Curso:
• Princípios de Sistema Agroflorestal dirigidos pela sucessão natural
• Recuperação de áreas degradadas, criando agroecossistemas parecidos aos ecossistemas naturais e originais ao dos locais das nossas intervenções
• Plantio intensivo e diversificado
• Cultivo consorciado das anuais e bianuais como criadores de complexas florestas compostas por espécies frutíferas e florestais
• Planejamento do SAF a curto, médio e longo prazo
• Incorporação de vários estratos (plantas herbáceas, rasteiras, arbustivas e arbóreas de vários portes e estágios)
• Análise de espécies de plantas presentes como indicadoras
• Análise do estágio de sucessão das espécies
• Reaproveitamento sistemático de matéria orgânica
• Plantio direto com sementes e estacas
• Colheita e manejo permanente
O curso será prático, com algumas aulas teóricas
.

LOCAL
TIBÁ em Bom Jardim - RJ.

Fonte de informação:
http://ecologiaurbana.blogspot.com/