30.7.07

Objectivos do milénio para 2015 ou será para 3015?

Em Setembro de 2000, chefes de Estado e de Governo de 189 países, incluindo Portugal, reuniram-se nas Nações Unidas. Ali assinaram a Declaração do Milénio, comprometendo-se a lutar contra a pobreza e fome, a desigualdade de género, a degradação ambiental e o vírus do VIH/SIDA. Assumiram ainda o compromisso de melhorar o acesso à educação, a cuidados de saúde e a água potável. Para avaliar o cumprimento daquele compromisso, estabeleceram 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), a alcançar até 2015.

2015 ou 3015?


A Social Watch considera que, ao ritmo actual, os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) só serão alcançados por todos dentro de cem anos. Para esta rede internacional de organizações da sociedade civil, os principais responsáveis pelo atraso são os países desenvolvidos, que não cumprem os compromissos assumidos quanto à ajuda para o desenvolvimento.

A Social Watch baseia esta leitura pessimista no seu Índice de Capacidades Básicas.
Consultar:




A Millennium Campaign – Campanha do Milénio das Nações Unidas – foi lançada em 2002. Procura inspirar os cidadãos em países ricos e em países pobres no sentido de exigirem aos seus líderes políticos o cumprimento, até 2015, dos compromissos assumidos na Declaração do Milénio. Ou seja, procura incentivar políticas públicas, tanto em países ricos como em países pobres, que tenham impacto positivo no desenvolvimento sustentável dos países mais desfavorecidos. A Campanha do Milénio das Nações Unidas está presente em 24 países africanos e asiáticos, bem como em seis países na Europa e América do Norte.Em Portugal, a Campanha quer inspirar todos os cidadãos e organizações que acreditam que o Governo Português deve conceder mais e melhor ajuda públicapara o desenvolvimento (APD).Em 2006, Portugal investiu 0,21% do seu Rendimento Nacional Bruto em APD. O compromisso assumido foi o de investir 0,7% até ao ano 2015.

Para saber mais, contacte-nos para o e-mail info@objectivo2015.org

ou adire à campanha aqui.


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