11.7.07

O Naadam começa hoje na Mongólia

Naadan é o mais conhecido e um dos mais antigos festivais do mundo A sua origem perde-se nos tempos primordiais quando as tribos nómadas da Ásia central começaram a usar os cavalos e a domesticá-los. Realiza-se na Mongólia entre os dias 11 e 13 de Julho, e tem com cenário principal a sua capital, Ulaanbaatar ( ou Ulan Batar). O festival é também conhecido como Eriin Gurvan Naadam ( ou seja, os três jogos masculinos – luta livre mongol, corrida de cavalos e arco-e-flecha). Hoje não só as mulheres também participam nesses jogos, como o festival perdeu a sua conotação religiosa, tendo o dia do seu início se tornado feriado, a fim de comemorar a independência do país em 1921, e a expulsão dos chineses do território.
Um dos pontos altos dos 3 dias de festas são as corridas de cavalos, montados por jovens, e que se realizam ao longo de 30 km.

Outro evento digno de registo é o Festival do Dia dos Nómadas que se realiza no Outono, a 17 e 18 de Setembro, todos os anos numa reserva natural da Mongólia, a Gun-Galuut, na província do Tuv. Ao longo destes dois dias de festas celebram-se as tradições nómadas através de mais de 10 jogos que envolvem homens, mulheres, crianças e famílias inteiras.



Literatura mongol

Já agora recordamos que o rico património cultural dos mongóis abarca um extenso conjunto de contos épicos, relatos de aventuras de heróis e vilões, originalmente transmitidos por via oral, assim como crónicas da vida e do tempo do famoso Genghis Khan,, escritas por volta do ano de 1240 sob o titulo a «História secreta dos Mongóis» . O seu folclore e costumes fazem também parte desse importante legado.


No século XIX destacam-se os poetas mongóis como D.Ravjaa (1803-1856), V.Injinash (1837-1892), B.Gulrans (1820-1861), Gelegbalsan (1846-1923) and R.Khishigbat (1899-1916), sendo a literatura mongol contemporânea representada pelos poetas e escritores como D.Natsagdorj, Ts.Damdinsuren, B.Renchin, S.Buyannemekh, D.Tsevegmed, D.Namdag, Ch.Lodoidamba, B.Yavuukhulan, Ch.Chimed, L.Tudev. D.Purevdorj.

O escritor mais conhecido é, no entanto, Galsan Tschinag, que vive actualmente na Alemanha. Ele descende de uma importante tribo, os Tuva, que não conheciam a escrita e que tradicionalmente viviam nas montanhas. O seu livro mais conhecido é «Karawane», justamente sobre os usos e costumes do seu povo.

Calcula-se que as obras de mais de 100 autores mongóis estejam hoje traduzidos em mais de 20 línguas.


Sobre a História da Mongólia e dos Mongóis:
http://www.mongols.com/

Para quem quiser conhecer mais:

http://mongoluls.net/

http://www.mongolianmatters.com/

http://www.ub-mongolia.mn/index.php


Notícias da Mongólia:
http://www.mongoliatoday.com/


Viajar pela Mongólia: aqui, aqui, aqui