9.7.07

Jardins botânicos existentes em Portugal

Jardins Botânicos são áreas protegidas, constituídas, no seu todo ou em parte, por colecções de plantas vivas cientificamente reconhecidas, organizadas, documentadas e identificadas, com a finalidade de estudo, pesquisa e documentação da flora regional, acessível ao público, servindo à educação, à cultura, ao lazer e à conservação do meio ambiente.


Jardim Botânico do Porto
Departamento de botânica Dr. Gonçalo Sampaio
R. do Campo Alegre, 1991, Porto
http://www.fc.up.pt/bot/Jardim/jardim.htm


Jardim Botânico do Porto organiza ateliers este Verão para crianças

Jardim Botânico do Porto, que reabriu recentemente ao público depois de um ano de obras de requalificação, está a promover durante o mês de Julho, um conjunto de ateliers de Verão dirigidos a crianças. Estes Ateliers funcionam em dois turnos distintos consoante a idade dos participantes, das 9h30 às 12h30 (6 a 9 anos) e das 14h00 às 17h30 (10 a 12 anos), os ateliers pretendem dar a descobrir aos mais novos as vertentes botânica, histórica e literária do jardim.O primeiro atelier realizou-se entre o dia 2 e 6 de Julho e intitulou-se "Vamos Conhecer o Jardim Botânico". Como o nome indica, os participantes são motivados, sobretudo, para a observação da flora e fauna do jardim, de forma a descobrirem a vida que este encerra. De 9 a 13 de Julho, realiza-se o atelier "Um Conto no Jardim", no qual as crianças vão conhecer o conto "O Rapaz de Bronze", de Sophia de Mello Breyner Andresen, incluindo os cenários da história e a própria vida da autora. A escritora residiu na antiga Quinta do Campo Alegre, o actual Jardim Botânico do Porto, estando essa vivência bem presente na sua obra.
O último atelier designa-se por "Arte no Jardim" e vai ter lugar de 16 a 20 de Julho. O objectivo é identificar espaços e materiais do jardim, para que com eles os participantes concebam instalações a expor em diferentes cenários. As crianças são convidadas a explorar materiais recicláveis e a tirar partido dos elementos da natureza numa dinâmica artística.
O Jardim Botânico foi reaberto ao público em Maio último, depois de concluída a primeira fase do projecto de requalificação paisagística e infraestrutural de que está a ser alvo. Nos quatro hectares do jardim e respectivas estufas, os visitantes têm ao seu dispor espécies vegetais de inegável valor científico, desde plantas tropicais a cactos, roseirais e sebes de japoneiras, passando por exemplares raros de carvalhos, tulipeiras, magnólias e camélias. A antiga Quinta do Campo Alegre, integrada em 1951 na U.Porto e actualmente administrada pela sua Faculdade de Ciências, é ainda um lugar de referência na vida e obra dos escritores Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A..


Jardim Botânico de Coimbra
Departamento de botânica da Universidade de Coimbra
Calçada Martins de Freitas – Arcos do Jardim – Coimbra
consultar aqui



Jardim Botânico d’Aguda
Calçada da Aguda, em Lisboa
www.isa.utl.pt/jardim



Jardim Botânico de Lisboa

Museu Nacional de História Natural/Jardim botânico
R. escola Politécnica 58, Lisboa
http://www.jb.ul.pt/



Jardim botânico da Madeira

Caminho do Meio – Bom Sucesso – Funchal
www.sra.pt/jarbot