9.7.07

Climas, um filme de Nuri Bilge Ceylan vai passar em Barcelos ( 11 de Julho) por iniciativa do cineclube local

Cineclube de Barcelos: http://www.zoom.pt/


11 de Julho às 21:45 no Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos – sessão de cinema com o filme Climas, de Nuri Bilge Ceylan


Sinopse:
Isa e Bahar são duas figuras solitárias arrastadas pelo seu clima interior eternamente em mudança. E em perseguição de uma felicidade que já não lhes pertence. "Climas", Prémio da Crítica Internacional em Cannes, é a quarta longa-metragem de Nuri Bilge Ceylan e conta a história de uma ruptura sentimental, ao sabor das estações, a história de um canalha, que se inscreve na tradição de Bergman e Antonioni. O filme é protagonizado pelo próprio realizador e pela mulher, Ebru Ceylan.



Crítica:
A confirmação - se fosse preciso, depois de "Clouds in May" e "Longínquo" - de que há aqui cineasta, Nuri Bilge Ceylan. "Climas" talvez seja o filme mais "antonioniano" ou mais "rosselliniano" do realizador turco - por causa do casal, da incomunicabilidade, da espera, em vão, por sinais... - mas é-o sem jogo referencial (ou reverencial).E há um suplemento de angústia e crueldade nestas paisagens de inverno que gelam as relações entre um homem e uma mulher: este homem e esta mulher são interpretados por Nuri Bilge Ceylan e Ebru Ceylan, o realizador e a sua esposa. Nuri não terá feito por acaso. Nem pode estar inocente da inquietação que assim provoca no espectador. Que pensará: uma ficção? O documentário de exposição de um divórcio? O anúncio de um divórcio que há-de vir? ( Vasco Câmara, Jornal Público)

Cineclube de Barcelos:
http://www.zoom.pt/

A ZOOM é uma Associação Cultural, sem fins lucrativos, com sede em Barcelos, tendo como actividade principal a exibição cinematográfica, com o objectivo de promover e divulgar o cinema, organizando mostras e ciclos cinematográficos (com destaque para o cinema português e europeu). Pretende ainda promover a realização e divulgação de projectos, actividades e produtos culturais, bem como formação, nas áreas da música, artes plásticas, fotografia, vídeo e multimédia.