7.6.07

Uma Arca de Noé foi construída no monte Ararat pela Greenpeace como forma de alerta para os riscos das mudanças climáticas




A Greenpeace construiu uma réplica da Arca de Noé no monte Ararat para alertar os líderes dos principais países do mundo para o risco de uma catástrofe mundial devido à mudança climática, aproveitando a cimeira do G8.
A construção da embarcação de madeira tem 10 metros de comprimento por quatro de largura e quatro de altura a 2.500 metros de altitude na montanha e está situada na fronteira entre Turquia, Armênia e Azerbaidjão.

"Estamos à beira de um segundo dilúvio universal. Mas ainda não é tarde demais. Se todas os países da Terra, com os países industrializados à frente, iniciarem uma mudança em favor do meio ambiente, poderemos evitar a catástrofe", afirmou Andree Böhling, especialista em energia do Greenpeace.

Böhling acrescentou que "os políticos devem assumir sua responsabilidade e não podem continuar vendo a ameaça de o mundo ser submerso em marés, tempestades e inundações, enquanto milhares de pessoas perdem seus lares, plantas e animais são extintos e as doenças e as secas se espalham".

Após mencionar o recente relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) sobre os graves riscos contidos na mudança climática, o porta-voz do Greenpeace disse que as nações mais industrializadas devem comprometer-se a reduzir suas emissões poluentes e aprovar um protocolo mais amplo que o de Kyoto.

"Após muitas promessas não cumpridas, a cimeira do G8 em Heiligendamm deve produzir , de uma vez por todas, fatos", disse Böhling. Ele exige que os países industrializados reduzam em 30% suas emissões até 2030 e em 80% em 2050, em relação a 1990.


Uma caravana com 40 cavalos carregou, dos pés do monte Ararat na Turquia, um total de 12 metros cúbicos de peças de madeira para construir a Arca do século XXI.

A réplica da embarcação bíblica foi feita por 20 carpinteiros alemães e turcos, e, no futuro, será usada como um albergue na montanha. A réplica da Arca de Noé foi inaugurada oficialmente em 31 de Maio com a leitura de uma declaração climática. Simultaneamente um grupo internacional de alpinistas escalou o monte Ararat, de 5.137 metros de altitude, para exigir que os líderes mundiais se preocupem com a protecção do meio ambiente.

Ler em castelhano a Declaração de Ararat: