9.5.07

Festival da Fábrica - dança contemporânea no Porto entre 10 e 19 de Maio


Ver a programação aqui

A programação do Festival da Fábrica 2007 continuará sua ênfase na apresentação de trabalhos que reflictam sobre a condição humana. Procurando mostrar não uma reflexão interna, mas um reflexo da acção e interacção da sociedade, entendida como um conjunto de formas de agir e pensar diferenciados, mas que vivem e interagem em consonância com uma realidade. A realidade do local onde as pessoas estão inseridas.
E a programação reflecte justamente esta preocupação ao ser composta maioritariamente por criadores nacionais, com especial destaque aos criadores que desenvolvem seu trabalho na região Norte.
Outro aspecto da programação 2007, é reflectir sobre a coreografia, como experiência do movimento. Seja através da construção de uma narrativa por onde o coreógrafo constrói a sua obra, seja pela exploração da dinâmica do movimento que indica a construção coreográfica no espaço.
Muitas possíveis realidades. Muitas realidades diferentes e diferentes abordagens da mesma realidade são possíveis. Cabe ao artista reflectir e transmitir suas reflexões, através da sua obra, de tudo o que o rodeia.
Pela primeira vez estabelecemos uma co-produção com o Espaço Maus Hábitos para a realização de um evento denominado – Mostra Show Rooms -, que pretende ser uma mostra de diversos criadores que continuamente cruzam fronteiras entre a dança e a performance, e que em muitos casos, privilegiam a performance como meio de comunicação.


FÁBRICA DE MOVIMENTOS


A FÁBRICA DE MOVIMENTOS, é uma associação cultural sem fins lucrativos, que surge em 1998, com uma proposta muito clara: criar, propor, produzir e realizar diversos proejctos na área cultural, tanto na cidade do Porto, como em outras cidades do País.
Um dos seus projectos mais imediatos foi a criação de um festival de dança contemporânea. Em 1999, surge o Festival da Fábrica, ainda não com este nome, mas denominado “Dança no Museu do Carro Eléctrico”. Isto porque foi apoiado e desenvolvido nas instalações do Museu do Carro Eléctrico, em Massarelos/Porto.
Neste primeiro festival, foi pedido aos artistas que trouxessem alguns vídeos dos seus trabalhos que pudessem ser visionados pelo público, enquanto aguardava o início dos espectáculos. Desta actividade surgiu a idéia de criar o FRAME – Festival Internacional de Vídeo-Dança, que teve sua primeira edição no ano de 2001.
Para além destes eventos, outros foram surgindo, procurando desenvolver de uma forma original, uma estreita relação, ora com a formação, ora com as artes do espectáculo, ora com outras áreas de intervenção artística, algumas vezes trabalhando na sua concepção, ede outras vezes, simplesmente na sua produção: surgiram a Plataforma de Improvisação, o Projecto 06 aos 16, O Caminho das Letras, as Comemorações do Dia Mundial da Poesia, entre outros.
E muitos outros projectos ainda estão por vir!!


A Fábrica de Movimentos pretende, justamente isto: criar movimentos!!