11.4.07

Organização Internacional do Teatro do Oprimido (ITO)




Declaração de princípios

Preâmbulo

1.O objectivo básico do Teatro do Oprimido é humanizar a Humanidade.


2.O Teatro do Oprimido é um sistema de exercícios, Jogos e Técnicas baseados no Teatro Essencial para ajudar os homens e as mulheres a desenvolver o que possuem dentro de si mesmos: o teatro

Teatro Essencial

3.Todo o ser humano é teatro


4.O teatro define-se como a existência simultânea – no mesmo espaço e contexto – de actores e espectadores. Cada ser humano é capaz de observar a situação e de se observar a si próprio em situação.


5.O teatro essencial consiste em 3 elementos: Teatro subjectivo, teatro Objectivo, e Linguagem Teatral.


6.Cada ser humano é capaz de actuar: para sobreviver temos que necessariamente produzir acções e observar essas acções e os seus efeitos sobre o mundo exterior. Ser Humano significa ser teatro: a coexistência do actor e do espectador no mesmo indivíduo. Isto é Teatro subjectivo.


7.Quando os seres humanos se limitam à observação de um objecto, de uma pessoa ou de um espaço, negando a sua capacidade e necessidade de actuar, a energia que seria usada para actuar transfere-se para aquele espaço ou objecto, criando um espaço subjectivo no espaço físico que já existia: isso é o Espaço Estético. Isto é o Teatro Objectivo.


8.Todo o ser humano usa, nas suas vidas quotidianas, a mesma linguagem que os actores usam no cenário: as suas vozes, os seus corpos, os seus movimentos e as suas expressões traduzem as suas ideias, emoções e desejos em Linguagem teatral.

Teatro do Oprimido

9.O Teatro do Oprimido oferece a cada um o método estético para analisar o seu passado no contexto do seu presente, e para poder inventar o seu futuro, sem esperar por ele. O Teatro do Oprimido ajuda os seres humanos a recuperar uma linguagem que já possuem – aprendemos como viver na sociedade fazendo teatro. Aprendemos como sentir, sentindo; como pensar, pensando; como actuar, actuando. O Teatro do Oprimido é um ensaio para a realidade.


10.Chamamos oprimidos aos indivíduos ou grupos que são social, cultural ou politicamente, ou então por razões de raça, sexualidade ou qualquer outro motivo, desapossados do seu direito ao Diálogo, ou impedidos a exercer esse direito.


11. Diálogo define-se como o intercâmbio livre entre pessoas livres – indivíduos ou grupos. Significa a participação na sociedade humana com iguais direitos, e no respeito mútuo pelas diferenças.


12.O Teatro do Oprimido baseia-se na premissa que todas as relações humanas devem ser do tipo dialógico: entre homens e mulheres, entre raças, famílias, grupos e nações, o diálogo deve sempre prevalecer . Na realidade, todos os diálogos têm a tendência em transformar-se em monólogos, e são estes que criam a relação opressores-oprimidos. Reconhecendo esta realidade o princípio fundamental do Teatro do Oprimido é ajudar a restaurar o diálogo entre os seres humanos.

Princípios e Objectivos

13.O Teatro do Oprimido é um movimento mundial estético, não violento que procura a paz, mas não a passividade.


14.O Teatro do Oprimido procura activar as pessoas num esforço humanista, tal como diz a expressão: teatro de, por e para o oprimido. Um sistema que facilite as pessoas a agir na ficção do teatro para transformar-se em protagonistas, isto é, em sujeitos activos da sua própria vida.


15.O Teatro do Oprimido não é ideologia nem partido político, não é dogmático nem compulsivo, mas antes respeitador de todas as culturas. É um método de análise e uma forma de tornas as sociedades mais felizes. Pelo seu carácter humanista e democrático ele é utilizado em todo o mundo, em todas as áreas de actividades humanas tais como a educação, a cultura, a arte, a política, o trabalho social, a psicoterapia, a alfabetização e a saúde pública.


16.O Teatro do Oprimido é utilizado actualmente em dezenas de nações por todo o mundo e como meio para conseguir descobrimentos sobre nós próprios e sobre o Outro, para clarificar e expressar os nossos desejos e compreender os demais; um instrumento para mudar as circunstâncias que produzem dor e para realizar as que produzem paz; para respeitar diferenças entre os indivíduos e grupos, e para a inclusão de todos os seres humanos no Diálogo; e , finalmente, um meio para conseguir a justiça económica e social, que é o fundamento da verdadeira democracia. Em suma, o objectivo geral do Teatro do Oprimido é o desenvolvimento dos Direitos Humanos essenciais.

A Organização Internacional do Teatro do Oprimido (ITO)

17.A ITO é uma organização que coordena e promove o Teatro do Oprimido em todo o mundo segundo os princípios e objectivos desta declaração.


18.A ITO realiza este ideal conectando os seus praticantes numa rede mundial promovendo o intercâmbio e o desenvolvimento metodológico; facilitando a instrução e a multiplicação das técnicas existentes; concebendo projectos num nível mundial, estimulando a criação de Centros do Teatro do Oprimido (CTOs) a nível local; melhorando e criando as condições do trabalho dos CTOs e dos seus praticantes.


19.A ITO terá o mesmo carácter humanista e democrático como os seus princípios e objectivos: incorporará cada contribuição dos que trabalhem inspirados nesta Declaração de Princípios.


20. A ITO garantirá que qualquer pessoas, utilizando as técnicas do Teatro do Oprimido, possa subscrever esta Declaração de Princípios.


www.theatreoftheoppressed.org/en/index.php?nodeID=141







Nota Histórica

O Teatro do Oprimido nasceu no Brasil em 1971 sob a forma de Teatro Periódico com o objectivo específico de tratar problemas locais, mas cedo se expandiu por todo o país. O Teatro do Fórum apareceu no Peru em 1973 como parte do Programa de alfabetização, e aquilo que se tinha criado a pensar para a América do Sul é hoje uma prática alargada a mais de 70 países.
O Teatro do Oprimido desenvolver o Teatro Invisível na Argentina como uma actividade política, e o Teatro Imagem para estabelecer diálogo entre as várias Nações Indígenas e descendentes hispânicos, na Colômbia, Venezuela, México,… Hoje estas formas são utilizadas em todos os tipos de diálogo.
Na Europa o Teatro do oprimido expandiu-se a surgiu no Arco íris do Desejo – primeiro para tentar entender problemas psicológicos, e mais tarde para criar personagens numa obra.
De regresso ao Brasil, aparece o Teatro Legislativo para ajudar a que o Desejo da população chegue a ser lei – e isso aconteceu, pelo menos, em 13 vezes. Agora, mesmo o Teatro Subjunctivo dá os seus primeiro passos.
Descobrimos que todas estas formas, independentemente do lcoal onde foram criadas, podem ser desenvolvidas e usadas por todo o mundo, simplesmente porque constituem uma Linguagem Humana.

O Teatro do oprimido era usado pelos camponeses e trabalhadores, mais tarde por professores e estudantes; hoje, também, por artistas, trabalhadores sociais e psicoterapeutas, ONGs,…em espaços pequenos, no início, mas depois, nas ruas, escolas, igrejas, sindicatos, prisões, teatros convencionais,…
O Teatro do Oprimido é o Jogo do Oprimido: jogamos e aprendemos juntos: Todo o tipo de Jogo deve ter disciplina – regras claras que devem ser seguidas. Ao mesmo tempo, os Jogos têm necessidade absoluta de criatividade e Liberdade. O ITO é a perfeita síntese entre a antítese da Disciplina e da Liberdade.
Sem Disciplina não há Vida Social; sem Liberdade, não há Vida.
A Disciplina do nosso Jogo é a nossa crença que devemos reestabelecer o direito a cada qual de existir com dignidade. Acreditamos que somos muitos, muito melhores do que pensamos ser. Apostamos na solidariedade.

A nossa Liberdade é para criar maneira de ajudar a humnanizar a Humanidade, invadindo livremente todos os campos de actividade humana: social, pedagógica, política, artística… O Teatro é Linguagem pelo que pode ser usado para falar de todos os assuntos humanos e não para ser limitado ao teatro em si mesmo.

Acreditamos na Paz, não na Passividade.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_do_oprimido




III Encontro Internacional do Teatro e educação «Intervenção teatral na vida pública» ( Barcelona, de 18 a 22 de Abril de 2007)

Objectivos do encontro:


- Tornar o teatro participativo numa forma alternativa de aprendizagem na denúncia e intervenção social.
- Frazer um intercâmbio de novos conhecimentos e metodologias de intervenção social realizados pelos diferentes profissionais, criando um ponto de encontro.
-Partilhar experiências nos diversos países sobre temas relacionados com a educação e a vida pública.
-Satisfazer a procura existente de formação prática nesta área já que a que existe não é suficiente nem suficientemente inovadora.
-Projecto de formação para profissionais e trabalhadores no âmbito social por via de técnicas de teatro inter-activo.
-Realizar acções concretas com incidência na vida pública a partir do teato.


www.theatreoftheoppressed.org/en/index.php?nodeID=13&id=3&id=331