11.4.07

As Mãos e os Frutos - livro de Eugénio de Andrade faz 60 anos

Semana de Homenagem a Eugénio de Andrade ( 11 a 18 de Abril) no Porto

A Cooperativa Árvore ( no Porto) vai celebrar nesta semana os 60 anos de As Mãos e os Frutos (a contar da data de conclusão e não da data de publicação), a obra que inscreveu Eugénio de Andrade no quem é quem da poesia portuguesa do século XX.
O programa inclui uma conferência de Eduardo Lourenço, que estará no Porto no dia 14 para apresentar Paraísos sem Mediação e Outros Ensaios sobre Eugénio de Andrade, o seu mais recente ensaio.
A semana de homenagem a Eugénio abre na quarta-feira, 11, com duas exposições e dois filmes de Jorge Campos, O Poeta e O Rosto Precário.
Até dia 18, as sessões decorrem a um ritmo diário na Árvore: conferência de Maria Alzira Seixo no dia 13 (a ensaísta discutirá a obra em prosa de Eugénio), intervenções de Mário Cláudio e Luís Neiva Santos no dia 17, leituras nos dia 16, 17 e 18 (por Filipa Leal, António Durães e José Manuel Mendes). No dia 15, a homenagem transfere-se para a Casa da Música, onde a Oficina Musical interpretará o ciclo As Mãos e os Frutos, de Fernando Lopes-Graça, e obras de compositores que formaram o gosto de Eugénio (Brahms, Schoenberg, Debussy e Fauré).